Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Acapulco, Dubai e Santiago: as nossas reflexões acerca dos torneios ATP de ténis desta semana

por Armando | por Claudio Ferreira

image Acapulco, Dubai e Santiago: as nossas reflexões acerca dos torneios ATP de ténis desta semana
Esta semana, os jogadores de ténis desta época de 2025 vão participar nos torneios ATP 500 em Acapulco e no Dubai, bem como em Santiago, num torneio ATP 250. Os jogos decorrem desde 24 de fevereiro até 2 de março de 2025.

ATP 500 Dubai

Para os seus prognósticos de ténis, a nova edição do torneio ATP 500 do Dubai abrirá as suas portas esta semana. Uma competição da qual sairá o nome do atleta que sucederá ao vencedor do ano passado, o francês Ugo Humbert.

O jogador gaulês regressa nesta edição para defender o título que conquistou perante Alexander Bublik. E Ugo Humbert está a efetuar um excelente início de temporada, tendo defendido com sucesso o seu troféu no torneio de Marselha, ao vencer na final face a Hamad Medjedovic. Este foi o seu segundo sucesso consecutivo perante o seu público local, mas deverá ser difícil repetir a proeza no Dubai. Na verdade, ele desgastou-se fisicamente durante esse período e está a braços com uma lesão que o forçou a tirar uma folga do torneio de Doha na semana passada. 

O português Nuno Borges entra em mais uma grande prova, enfrentando Arthur Fils na primeira ronda. O maiato poderá defrontar Alexander Bublik ou Felix Auger-Aliassime na segunda ronda deste torneio. Serão duelos difíceis para o tenista luso, que ainda assim, tem uma palavra a dizer, pelo menos, no primeiro embate.

Outro atleta deverá estar em destaque esta época - Daniil Medvedev. O cabeça de série número 1 desta prova não é um estranho ao local, tendo aqui chegado às meias-finais no ano passado e, mais importante, conquistado o título em 2023 diante de Andrey Rublev. Derrotado na segunda ronda do Open da Austrália, o russo também não conseguiu ir além dos oitavos de final em Roterdão, concluindo um início de temporada abaixo do esperado. Contudo, ele parece ter recuperado em Marselha, onde foi semifinalista face a Hamad Medjedovic, tendo-se também exibido a bom nível no torneio de Doha, na semana passada.

Parou Karen Khachanov e Zizou Bergs antes de, infelizmente, se retirar nos quartos de final perante Felix Auger-Aliassime, depois de sofrer de uma intoxicação alimentar. Esta contrariedade deve certamente ter dado ao jogador russo uma grande motivação, bem como frescura física, para chegar a este torneio com espírito de luta, com o objetivo de abrir finalmente o seu livro de títulos em 2025.

Andrey Rublev, cabeça de série número 3, também poderia ser um adversário formidável na corrida pelo título, tendo vencido a final aqui em 2022. Mas ele acaba de ganhar o troféu no torneio de Doha perante Jack Draper. Uma caminhada excecional do russo. No entanto, perdeu muita energia nos seus duelos diante de Alex De Minaur e de Felix Auger-Aliassime, pelo que não é provável que chegue suficientemente fresco para conseguir um feito semelhante neste torneio. 

O nosso prognóstico relativamente ao vencedor do ATP 500 do Dubai: vitória de Daniil Medvedev, avaliada em 5,00!

Aposte no torneio ATP do Dubai

ATP 500 Acapulco

'Previsões ATP 500 Acapulco 2025'

A 32.ª edição do torneio de Acapulco começa esta semana e algo é certo: o vencedor não será o mesmo dos dois anos anteriores. O australiano Alex De Minaur, vencedor em 2023 e 2024, não defenderá o seu título este ano. No que toca à participação portuguesa, nenhum tenista luso irá estar presente nesta competição.

O nome a ter em conta neste torneio de piso duro, quanto a nós, é o canadiano Denis Shapovalov. Ele concluiu a sua temporada de 2024 com a conquista do título em Belgrado, encontrando-se confiante. O jogador de 25 anos, que esteve no top 20 durante quatro épocas não há muito tempo, parece determinado a fazer uma rápida subida no ranking novamente.

O 32.º classificado da classificação mundial deixou a sua marca no torneio de Dallas, há duas semanas, conseguindo cinco vitórias consecutivas sobre alguns dos melhores jogadores da atualidade, entre os quais Taylor Fritz, Tomas Machac, Tommy Paul e Casper Ruud, face ao qual conquistou o título na final, numa partida resolvida em dois sets. Um triunfo magnífico que lhe deve ter dado toda a motivação necessária para efetuar uma proeza semelhante neste torneio mexicano.

O nosso prognóstico acerca do ATP 500 de Acapulco: Denis Shapovalov conquista a prova, com odd de 9,00!

Aposte no torneio ATP de Acapulco

ATP 250 Santiago

'Previsões ATP 250 Santiago 2025'

O argentino Sebastian Baez venceu a 14.ª edição deste torneio chileno no ano passado face ao visitado Alejandro Tabilo. Este ano, podemos contar outra vez com a presença dos dois finalistas de 2024. Sebastian Baez será o cabeça de série número 3 e procurará defender o seu título. Contudo, o argentino acabou de rubricar uma grande campanha no torneio do Rio de Janeiro, chegando à final, onde perdeu para Müller, pelo que é pouco provável que tenha energia para repetir o feito nesta prova. Alejandro Tabilo, por sua vez, tem encaixado uma série de derrotas este ano e ainda não sentiu o gosto da vitória em 2025.

O argentino Francisco Cerundolo é o nome que deve ficar na sua memória. A disputar o primeiro torneio de terra batida da época em Buenos Aires, Cerundolo teve uma excelente prestação, somando 4 vitórias consecutivas. Em particular, eliminou o favorito do torneio e número 2 do mundo Alexander Zverev numa partida de 3 sets nos quartos de final, antes de superar o espanhol Pedro Martinez nas meias-finais. Um adversário que poderá voltar a encontrar nas meias-finais deste torneio e que tem condições para dominar com facilidade.

Finalista diante de João Fonseca, o argentino perdeu sem ganhar qualquer set e vai certamente voltar a tentar a sua sorte, desta vez para terminar o torneio com a taça nas mãos. Depois de atingir os quartos de final no torneio do Rio de Janeiro, na semana passada, o argentino tem todas as capacidades, não só físicas, para se impor nos torneios de terra batida, tendo já conquistado um título nesta superfície no ano passado, na cidade de Umag, na Croácia.

Destaque para a presença de Jaime Faria nesta competição. O jogador português terá no seu encalce o italiano Luciano Darderi na ronda 1 e poderá defrontar um destes dois tenistas brasileiros na segunda eliminatória: Gustavo Heide ou Thiago Seyboth Wild.

O nosso prognóstico em relação ao vencedor do ATP 500 Santiago: Francisco Cerundolo ergue a Taça, avaliado em 4,00!

Aposte no torneio ATP de Santiago