Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Ténis: os nossos prognósticos para os eventos ATP desta semana em Barcelona e Munique

por Armando | por Claudio Ferreira

image Ténis: os nossos prognósticos para os eventos ATP desta semana em Barcelona e Munique
Nova semana, novos torneios! As provas ATP 500 de Barcelona e de Munique realizar-se-ão em terra batida de 14 a 20 de abril, antevendo-se excelentes jogos de Ténis. Acabados de recuperar do primeiro Masters 1000 em terra batida da época, o de Monte Carlo, os tenistas profissionais que não tiveram a oportunidade de brilhar nessa competição vão querer deixar o seu cunho pessoal num destes dois torneios.

ATP 500 Barcelona: grande afluência de público na Catalunha

Esta semana rica em prognósticos de ténis reserva-nos um excelente calendário, com a disputa do tão aguardado torneio ATP de Barcelona.

Alcaraz vai seguir as pisadas de Monte Carlo?

O cabeça de série número 1 deste torneio espanhol é, sem surpresa, o número 2 do mundo, Carlos Alcaraz, que venceu esta prova duas vezes, mas precisamente em 2022 e 2023, evidenciando-se como fiel sucessor do seu compatriota Rafael Nadal (vencedor do título 12 vezes). Embora Carlos Alcaraz vá lutar por conseguir uma série de sucessos para se aproximar do recorde do jogador reformado, deverá chegar a este torneio com condição física não tão aprimorada.

Apesar de atuar face ao seu público espanhol, o jovem de 21 anos acaba de conquistar uma série de vitórias no torneio de Monte Carlo, competição em que derrotou Lorenzo Musetti e conquistou o título pela primeira vez na carreira no domingo, desgastando-se fisicamente. Uma terceira conquista em Barcelona deverá ser tarefa difícil para o espanhol.

Casper enfrenta forte concorrência

O atual detentor do título deste torneio de Barcelona, Casper Ruud, está de volta este ano para tentar defender o troféu que ergueu, depois de derrotar Stefanos Tsitsipas na final de 2024. Mas o norueguês parece estar com dificuldades este ano, já que o seu principal sucesso foi a série de 4 vitórias consecutivas no torneio de Dallas, perdendo apenas na final perante o canadiano Denis Shapovalov.

Eliminado na primeira ronda em Indian Wells e depois nos oitavos de final em Miami, o jogador de 26 anos deu início à sua temporada em terra batida apenas na semana passada no Mónaco e não conseguiu melhor que um triunfo, perdendo nos oitavos de final face a Alexei Popyrin. É pouco provável que tenha acumulado tempo suficiente nesta superfície para ter esperança de voltar a ganhar o título em Barcelona.

Stefanos Tsitsipas, o nosso grande favorito?

Já o cabeça de série número 3, Stefanos Tsitsipas, acaba de sofrer um revés no Masters 1000 de Monte Carlo. O grego defendia o seu título e tentava a 4ª conquista no Principado... Mas depois de ter vencido as duas primeiras rondas diante de Jordan Thompson e do português Nuno Borges, Tsitsipas perdeu nos quartos de final perante o italiano Lorenzo Musetti, membro do top 20, num duelo de 3 sets.

É evidente que o jogador de 26 anos quer esquecer rapidamente este resultado, que esteve longe de corresponder às suas expectativas e ao talento que demonstrou nas últimas semanas. Vencedor do torneio do Dubai face a Felix Auger-Aliassime no início de março, o atleta que também foi finalista deste torneio em Barcelona no ano passado deverá desta vez procurar subir ao degrau mais alto e juntar o seu nome ao troféu espanhol.

O nosso prognóstico do torneio ATP de Barcelona: Stefanos Tsitsipas vence a prova!

Aposte no torneio ATP de Barcelona

ATP 500 Munique: um torneio interessante para acompanhar

'ATP Munique - Francisco Cerundolo'

Esta semana, o Ténis não se fica por Barcelona! Mesmo sem jogadores portugueses, tal como na Catalunha, um torneio interessante espera-nos na Alemanha, em Munique. Embora a lista de participantes possa não parecer, teoricamente, tão atrativa como na Catalunha, haverá alguns excelentes tenistas a exibir-se.

Jan-Lennard Struff: um bis complicado?

O detentor deste troféu Jan-Lennard Struff, regressa em 2025 com a esperança de defender o seu título diante do seu público. Mas o alemão está a atravessar um período complicado na sua carreira. O jogador de 34 anos não tem tido muito sucesso até agora, chegando à Alemanha após uma série de 6 derrotas consecutivas.

Não conseguiu passar da primeira ronda em Doha, Dubai, Indian Wells, Phoenix, Miami e Monte Carlo na semana passada. Sem vencer desde 13 de fevereiro perante Hugo Grenier (184º do ranking mundial), a conquista do título este ano parece uma tarefa extremamente difícil.

Alexander Zverev vai tentar conquistar o terceiro título

O germânico Alexander Zverev, por sua vez, cabeça de série número 1 em Munique, conhece bem este torneio, tendo conquistado o título duas vezes, mais concretamente em 2017 e 2018. O jogador de 27 anos realizou 3 torneios em terra batida esta temporada e perdeu nos quartos de final do torneio do Rio de Janeiro face ao argentino Facundo Comesana (61º do ranking mundial).

Eliminado igualmente na primeira ronda em Monte Carlo, há alguns dias, por Matteo Berrettini, o alemão não deverá chegar a este torneio com confiança suficiente para intimidar os seus adversários.

Francisco Cerundolo, o atleta a ter em conta na nossa opinião

É o argentino Francisco Cerundolo que deve ser o centro das nossas atenções no que diz respeito ao resultado final em Munique. O jogador de 26 anos parece gostar particularmente de terra batida e ainda está à procura da sua primeira conquista da época. Vencedor do torneio de Umag do ano passado nesta superfície, ganhou o seu jogo da primeira ronda em Monte Carlo na semana passada, antes de perder, sem surpresa, perante o número 2 mundial Carlos Alcaraz. Foi uma derrota que não lhe deu a oportunidade de se exprimir nesta superfície, mas que lhe deve ter dado o desejo de recuperar rapidamente e de conquistar mais um título na sua carreira.

Cerundolo defronta o atual campeão Jan-Lennard Struff na primeira ronda e não deverá ter problemas para tirar partido do período de rendimento negativo do alemão, avançando rumo à segunda eliminatória. Para além disso, o argentino foi finalista do torneio de Buenos Aires em fevereiro passado, depois de ter eliminado Alexander Zverev, atingiu os quartos de final no Rio de Janeiro e chegou à meia-final em Santiago. Estes resultados recentes são reveladores da sua qualidade, assim como da boa fase que atravessa. Desta forma, teremos Cerundolo confiante e focado no título na Alemanha.

O nosso prognóstico do torneio ATP de Munique: Francisco Cerundolo ganha a competição!

Aposte no torneio ATP de Munique