Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Ténis - Calendário ATP e WTA: Roterdão, Dallas, Abu Dhabi, Cluj... Atente nos torneios da semana e nos nossos favoritos.

por Armando | por Claudio Ferreira

image Ténis - Calendário ATP e WTA: Roterdão, Dallas, Abu Dhabi, Cluj... Atente nos torneios da semana e nos nossos favoritos.
Os circuitos ATP e WTA decorrem nos 4 cantos do mundo nesta primeira semana de fevereiro. Os/as melhores jogadores/as entram em campo nos Países Baixos, nos Estados Unidos, nos Emirados Árabes Unidos e na Roménia. Consulte o calendário ATP e WTA desta semana, que inclui os torneios ATP 500 de Roterdão e de Dallas, para além do WTA 500 de Abu Dhabi e do WTA 250 de Cluj!

ATP de Roterdão: Carlos Alcaraz sucede a Jannik Sinner?

O torneio ATP 500 de Roterdão é o primeiro grande evento do ano em solo europeu, tanto para os atletas que nele participarão, como para os nossos prognósticos de ténis. E com a ausência do atual campeão, o italiano Jannik Sinner, a competição será enorme para ver quem sucede ao número 1 do mundo.

Quarto-finalista do Open da Austrália, Carlos Alcaraz chega aos Países Baixos como cabeça de série número 1. O espanhol, que iniciou a sua época em Melbourne, parece estar em boa forma desportiva neste início de temporada e será o maior candidato neste torneio de Roterdão. Mas o tenista ibérico terá o seu trabalho dificultado em solo neerlandês, onde a concorrência será muito forte, pelo que o vencedor de Grand Slams em quatro ocasiões terá de praticar o seu melhor ténis.

Depois de ter descido de rendimento na Austrália após ter sido pai, Daniil Medvedev, por sua vez, estará em muito melhores condições físicas e mentais para esta prova nos Países Baixos. O russo, cabeça de série número 2, será um dos principais rivais de Carlos Alcaraz, juntamente com Alex De Minaur, Stefanos Tsitsipas e Andrey Rublev. Um bom alinhamento que deverá proporcionar-nos uma ótima semana em Roterdão. De lamentar não termos tenistas portugueses nesta competição, mas melhores dias virão, não temos dúvidas.

O número 1 do torneio ATP 500 de Roterdão, Carlos Alcaraz, é o nosso grande favorito. O espanhol exibiu-se a excelente nível na Austrália e tem vantagem sobre os seus adversários neste torneio em solo neerlandês.

O nosso prognóstico acerca do vencedor do ATP de Roterdão: Carlos Alcaraz conquista a prova.

Aposte no ATP 500 de Roterdão

ATP Dallas: Taylor Fritz brilha em casa

'ATP

O ATP Tour chega aos Estados Unidos com o torneio ATP 500 em Dallas. Com os Masters 1000 de Indian Wells e Miami a serem realizados daqui a sensivelmente um mês, vários tenistas decidiram deslocar-se ao Texas para se prepararem rumo aos próximos eventos. E nesta prova, um jogador é o grande candidato à glória - Taylor Fritz.

O número 4 mundial estará perante o público da sua terra natal e na "pole position" para suceder ao seu compatriota Tommy Paul, que venceu aqui em 2024. Apesar de ter saído de Melbourne desiludido, o americano parece ser o atleta em foco e a bater esta semana em Dallas.

Quanto à concorrência, teremos de olhar para os compatriotas de Taylor Fritz para ver tenistas capazes de bater o cabeça de série nº1, a começar por Ben Shelton... Semifinalista do Open da Austrália, o jovem americano chega ao Texas pleno de confiança e terá hipóteses de levantar o troféu, tal como o atual campeão Tommy Paul. Quarto-finalista em Melbourne, o número 9 do mundo está também em boa forma desportiva no início de temporada. Este torneio de Dallas está a preparar-se para ser uma espécie de campeonato dos Estados Unidos!

Esta competição tem sido frequentemente um sucesso para os americanos e a edição de 2025 que se avizinha não deverá ser diferente. O cabeça de série número 1, Taylor Fritz, espera bater o seu recorde no Texas. Embora os adversários sejam de peso, o número 4 planetário tem capacidade para dominar os seus compatriotas e toda a concorrência. Nas últimas 3 épocas, o californiano ganhou sempre um torneio no seu país natal...

O nosso prognóstico acerca do vencedor do ATP de Dallas: Taylor Fritz vence a competição.

Aposte no ATP 500 de Dallas

WTA Abu Dhabi: Duelo Rybakina/Badosa

'WTA

Já o WTA Tour, desloca-se esta semana aos Emirados Árabes Unidos, disputando-se o torneio WTA 500 de Abu Dhabi, que serve de preparação para o Masters de Doha, a ser efetuado na próxima semana. Embora muitas jogadoras tenham decidido fazer uma pausa, o elenco desta competição é bastante interessante: duas jogadoras do top 10 - Elena Rybakina e Paula Badosa.

E a detentora do título, Elena Rybakina, vai tentar conquistar o segundo troféu consecutivo em Abu Dhabi. A cazaque vem de uma passagem pelos oitavos de final na Austrália, mas voltou a mostrar que a condição física pode impedi-la de melhor. A cabeça de série número 1 teve duas semanas para recuperar, que também foram usadas para mudar de treinador. Um novo começo no que toca à vencedora de Wimbledon 2022, que a própria espera que seja positivo.

Semi-finalista em Melbourne, Paula Badosa, por sua vez, está de volta ao top 10 do WTA depois de vários anos difíceis devido a problemas físicos. A espanhola atravessa uma excelente fase e está a emergir como uma das grandes "outsiders" da semana nos Emirados Árabes Unidos. Paula Badosa, que rubricou uma boa campanha na Austrália, incluindo uma vitória sobre Coco Gauff, tenta desta feita regressar ao topo, algo que acontecerá de forma natural se vencer torneios.

Embora as jogadoras de topo estejam ausentes neste torneio, haverá na mesma muito talento no interior do "court", com Daria Kasatkina (11.ª), Yulia Putintseva (20.ª), Liudmila Samsonova (21.ª) e Jelena Ostapenko (26.ª) a exibirem-se.

Este torneio WTA de Abu Dhabi será, teoricamente, muito equilibrado e a batalha vai prolongar-se durante toda a semana. Apesar de ser a primeira cabeça de série, Elena Rybakina não deu qualquer garantia de estar fisicamente a 100%. Por isso, a nossa previsão aponta para Paula Badosa, que vem de um excelente Open da Austrália. A espanhola está de volta ao seu melhor e os problemas com que se deparou no passado deram-lhe uma grande força de carácter, assim como resistência mental. 

O nosso prognóstico acerca da vencedora do WTA Abu Dhabi: Paula Badosa ergue o troféu.

Aposte no WTA 250 de Abu Dhabi

WTA Cluj: Anastasia Potapova impõe-se?

O segundo torneio WTA da semana será realizado na cidade romena de Cluj e recebe as tenistas pelo quinto ano consecutivo. Todas elas entrarão em campo com a esperança de deixarem a sua marca no torneio e de sucederem a Karolina Pliskova. Mais uma prova em que teremos bastante luta, com muitas surpresas certamente reservadas em solo romeno ao longo da semana.

Anastasia Potapova, colocada no 33º lugar do ranking WTA mundial e cabeça de série nº 1, será uma das candidatas à vitória final. A russa começou muito bem a temporada, evidenciando um excelente nível de jogo, demonstrado com uma presença nos quartos de final em Linz recentemente. A moscovita não terá, no entanto, grande margem de erro, pois a competição prevê-se equilibrada - a croata Olga Danilovic, oitava-finalista do Open da Austrália, a americana Peyton Stearns e a regressada Simona Halep prometem complicar-lhe a tarefa. Convidada pelos organizadores, a ex-número 1 do mundo regressa à competição perante o seu público e não há dúvida que a tenista romena será uma das estrelas a acompanhar de perto.

Este torneio em Cluj promete ser incerto e pode ser difícil escolher uma clara favorita. Ainda assim, tendo em conta o seu desempenho até agora na presente temporada, Anastasia Potapova será uma das grandes candidatas na Roménia. Embora a margem de erro seja pequena, a russa já demonstrou no passado que pode atuar a um nível superior relativamente à concorrência em Cluj. Se a cabeça de série nº 1 mantiver a sua atual dinâmica positiva, então Anastasia Potapova pode ter fé em si mesma.

O nosso prognóstico acerca da vencedora do WTA de Cluj: Anastasia Potapova ganha o torneio.

Aposte no WTA 250 de Cluj