Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Ténis: os nossos prognósticos relativamente aos vencedores dos torneios ATP de Doha e do Rio de Janeiro, bem como do torneio WTA do Dubai

por Armando | por Claudio Ferreira

image Ténis: os nossos prognósticos relativamente aos vencedores dos torneios ATP de Doha e do Rio de Janeiro, bem como do torneio WTA do Dubai
Veja o calendário e os prognósticos mais indicados dos torneios de ténis desta semana, que abrangem os torneios ATP 500 de Doha e do Rio de Janeiro, assim como o WTA Masters 1000 no Dubai!

Excelente semana para lançar prognósticos de ténis nas categorias masculina e feminina, com os/as melhores tenistas a encontrarem-se no Qatar (piso duro), no Brasil (terra batida) e nos Emirados Árabes Unidos (piso duro).

ATP Doha: sem Jannik Sinner, a oportunidade é única para os outros

O torneio ATP 500 de Doha marca a última data antes do Masters 1000 americano, que se realizará no início de março. E para esta edição de 2025, todos os grandes nomes do ténis mundial - à exceção de Jannik Sinner, suspenso por doping - estarão presentes... Um alinhamento digno dos maiores torneios!

Este ano, Carlos Alcaraz optou por começar a temporada em piso duro, ao contrário das épocas anteriores, nas quais o espanhol se deslocou à América do Sul para se exibir em terra batida. Foi uma escolha que compensou o número 3 mundial, já que o quatro vezes vencedor de torneios do Grand Slam ganhou o torneio de Roterdão na semana passada. Carlos Alcaraz pode não ter dominado, mas evidenciou toda a sua força mental para vencer e, esta semana em Doha, o tenista ibérico é o maior favorito, com o seu estatuto de cabeça de série número 1.

Embora Jannik Sinner não tenha sido autorizado a participar no evento do Qatar e Alexander Zverev esteja no Rio de Janeiro, o sorteio do torneio será muito competitivo, com a presença de Novak Djokovic em particular. Um mês após a sua eliminação nas meias-finais do Open da Austrália, o sérvio está de regresso e seria um erro não o incluir entre os candidatos. Mas numa secção muito difícil do sorteio, com um embate na primeira ronda perante o italiano Matteo Berrettini, o recordista de vitórias em Grand Slams (24) terá de estar com condição física a 100% se quiser desempenhar um papel de destaque.

Quem poderá competir com Carlos Alcaraz no Qatar? Daniil Medvedev ainda está a recuperar de uma série de desilusões no início da época, como a sua eliminação nas meias-finais em Marselha, no sábado passado. O russo é capaz de tudo, mas ainda não parece fisicamente capaz de lutar pela vitória, tal como o seu compatriota Andrey Rublev, que tem sido muito mais inconsistente nos últimos meses. E se o principal rival do espanhol fosse Alex De Minaur? O australiano, cabeça de série número 2, bateu o ibérico na final de Roterdão e está em boa forma desportiva neste arranque de temporada. Talvez o número 6 do mundo seja o outsider a ter em conta neste torneio de Doha.

Do lado português, enorme destaque para a presença de Nuno Borges nesta competição. O tenista luso enfrenta o finlandês Virtanen na primeira ronda, após ter atingido os oitavos de final em Marselha na última semana, competição vencida, tal como antecipámos, pelo francês Ugo Humbert.

Rei em Roterdão, Carlos Alcaraz parece ser o grande favorito esta semana no Qatar. Com a sua mente e dinâmica de jogo sólidos, bem como a sua excelente capacidade física, o espanhol pode muito bem conseguir conquistar um segundo título em 2025.

O nosso prognóstico ATP Doha: vitória de Carlos Alcaraz!

Aposte no ATP de Doha

ATP Rio de Janeiro: Alexander Zverev deseja a desforra

ATP Rio de Janeiro: Alexander Zverev deseja a desforra

Enquanto alguns se dirigiram para o Qatar, outros optaram pela América do Sul e pela terra batida do Rio de Janeiro. Uma digressão em que muitos sul-americanos estarão ansiosos por suceder a Sebastian Baez, vencedor em 2024.

Um atleta apresenta-se como o grande favorito, Alexander Zverev. O alemão é o único jogador do top 10 mundial a deslocar-se ao Brasil e, numa superfície na qual muitas vezes brilhou na sua carreira (vice-campeão do último Roland Garros), o número 2 mundial chegará com um alvo nas costas. Ele aterrou em Buenos Aires nas mesmas condições, mas perdeu nos quartos de final, o que poderá fazer com queira melhor prestação, para além de estar poupado fisicamente. Bem aclimatado e tendo-se adaptado à terra batida, Alexander Zverev vai querer recompensar no Rio.

A competitividade dos adersários deverá ser um pouco mais baixa na cidade brasileira, mas isso garantirá um certo grau de consistência em cada ronda. O cabeça de série número 2, Lorenzo Musetti, será um dos outsiders do torneio. Medalhista de bronze nos últimos Jogos Olímpicos, o italiano é muito versátil e pode triunfar em todas as superfícies. Depois dos quartos de final em Buenos Aires, o transalpino chegará ao Rio com algumas dúvidas físicas, uma vez que o 16º classificado do ranking mundial se retirou do último jogo realizado. Estará ele a 100% no Brasil?

Por último, mas não menos importante, os sul-americanos chegarão em força ao Rio de Janeiro, entre os quais o brasileiro João Fonseca!
Verdadeira revelação no início da época, o tenista da Auriverde poderá estar na linha da frente neste torneio, depois da sua bela semana em Buenos Aires, onde venceu o torneio. Animado pelos seus adeptos, o 99º classificado do ranking mundial atravessa uma boa fase de rendimento e perante o seu público tem grandes ambições.

O seu adversário na final de Buenos Aires, Francisco Cerundolo, também vai viajar para o Rio com grandes esperanças. O argentino, que tem como objetivo um lugar entre os 20 melhores do mundo, será um dos favoritos da semana. Os chilenos Alejandro Tabilo e Nicolas Jarry, que estão sempre à vontade em terra batida e costumam brilhar nestas condições, também devem ser observados.

Infelizmente, nenhum jogador português participará nesta prova em Terras de Vera Cruz.

Um torneio essencialmente equilibrado, mas com um grande favorito, Alexander Zverev! Aborrecido após a desilusão em Buenos Aires, o alemão deverá reagir e, depois de se ter familiarizado com a terra batida sul-americana, o número 2 mundial deverá estar muito mais forte no Brasil a partir de segunda-feira.

O nosso prognóstico ATP Rio de Janeiro: Alexander Zverev vence a prova!

Aposte no ATP do Rio de Janeiro

Masters 1000 WTA Dubai: Aryna Sabalenka ruma ao primeiro troféu nos Emirados Árabes Unidos?

Masters 1000 WTA Dubai: Aryna Sabalenka ruma ao primeiro troféu nos Emirados Árabes Unidos?

Já as mulheres, vão estar no Médio Oriente esta semana a disputar o Masters 1000 do Dubai, outro evento importante do circuito feminino, depois do Masters 1000 de Doha conquistado por Amanda Anisimova.

Aryna Sabalenka, que foi surpreendentemente eliminada na primeira ronda em Doha, está determinada a recuperar... A cabeça de série número 1, que perdeu o título no Open da Austrália, procura a melhor forma desportiva nos Emirados Árabes Unidos. A bielorrussa será uma das favoritas, mas terá de enfrentar todas as melhores jogadoras do planeta, que marcarão presença no Dubai.

Coco Gauff, Elena Rybakina, a atual campeã Jasmine Paolini e Iga Swiatek estarão todas a batalhar pelo título. A polaca acaba de atingir as meias-finais em Doha, onde dominou o torneio até cair perante a sua inimiga de estimação Jelena Ostapenko. Mas a ex-número 1 mundial só poderá defrontar a letã nas meias-finais e não há garantias de que a tenista do Báltico, finalista em Doha, tenha os recursos físicos necessários para voltar a superar-se. É um torneio extremamente competitivo e temos a certeza de que veremos muita ação em todas as rondas!

Impressionante até às meias-finais em Doha, Iga Swiatek chega com certezas no seu jogo e tem atuado a ótimo nível desde o início da época. A polaca, que também é bastante forte fisicamente, poderá voltar a ganhar um torneio neste Masters 1000 do Dubai.

O nosso prognóstico Masters 1000 WTA Dubai: Iga Swiatek campeã!

Aposte no WTA do Dubai