Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Marselha, Delray Beach, Buenos Aires: as nossas escolhas em relação aos torneios de ténis desta semana

por Armando | por Claudio Ferreira

image Marselha, Delray Beach, Buenos Aires: as nossas escolhas em relação aos torneios de ténis desta semana
Durante esta semana, os jogadores de ténis desta temporada estarão nos quatro cantos do mundo, realizando-se os torneios ATP 250 de Marselha, Delray Beach e Buenos Aires, que decorrerão em simultâneo, de 10 a 16 de fevereiro. As tenistas femininas, por sua vez, rumarão ao Qatar, onde será disputado o WTA 1000 em Doha, de 9 a 15 de fevereiro.

ATP 250 Marselha: o nosso veredito no que toca ao torneio francês

Em França, o Open 13 de Marselha abre as suas portas no Palais des Sports, naquela que será a sua 33ª edição. Pela 10ª vez na história, este torneio em recinto coberto e de piso duro viu um francês conquistar o título na época passada: Ugo Humbert derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov na final da prova.

Este ano, alguns dos jogadores franceses presentes em Marselha, onde estará também o português Nuno Borges, serão Harold Mayot, Giovanni Mpetshi Perricard e Quentin Halys. Poderemos igualmente contar com a presença do futuro reformado Richard Gasquet, que concluirá a sua digressão de despedida perante o público gaulês antes de junho e que enfrentará Alexander Bublik na primeira ronda.

Os locais também poderão assistir a um duelo totalmente francês na primeira ronda entre Benjamin Bonzi e Lucas Pouille, para além desse embate importante para o povo luso entre Nuno Borges e Stan Wawrinka na 1ª eliminatória. Um grande alinhamento para os seus prognósticos ténis.

O atual campeão Ugo Humbert, que será o segundo cabeça de série, está de volta este ano para defender o seu troféu. Vencedor das três primeiras rondas no Grand Slam Open da Austrália, no mês passado, incluindo uma vitória sobre o compatriota Arthur Fils, o francês derrotou o atual número 2 do mundo, Alexander Zverev, nos oitavos de final, e deverá ser o atleta a ter em conta neste torneio, uma vez que não irá enfrentar nenhum adversário formidável.

O cabeça de série número 1, Daniil Medvedev, ainda não conseguiu somar duas vitórias consecutivas no início desta época e foi travado na segunda ronda do Open da Austrália, bem como em Roterdão. Karen Khachanov, por sua vez, cabeça de série número 3, também não tem estado em grande forma desportiva nas últimas semanas, tendo sido afastado na primeira ronda em Hong Kong e depois nos oitavos de final do Open da Austrália por Alex Michelsen.

O nosso prognóstico sobre o vencedor: Vitória de Ugo Humbert!

Aposte no ATP 250 de Marselha

ATP 250 de Delray Beach: a nossa opinião sobre o torneio americano

'tennis

Este torneio americano, que é efetuado também em piso duro, abre igualmente a sua 33ª edição esta semana. Em 2023 e 2024, o americano e local Taylor Fritz teve sucesso perante o seu público, conquistando o título dois anos consecutivos. 

De regresso este ano, Taylor Fritz é o cabeça de série número 1 pela terceira vez seguida e defende o seu troféu. Mas Fritz parece estar à procura de sucesso no início da temporada, uma vez que após a sua vitória ao serviço dos Estados Unidos, o americano não ganhou mais de 2 jogos individuais consecutivos. Foi travado nos oitavos de final do Open da Austrália pelo francês Gaël Monfils e depois não conseguiu passar dos oitavos de final em Dallas, na semana passada.

E há outro jogador americano que deverá estar presente e que poderá contar com o apoio dos seus adeptos conterrâneos para suceder ao compatriota. Alex Michelsen é o cabeça de série número 3 deste torneio. O jovem de 20 anos chegou aos quartos de final do torneio de Auckland no início do ano e derrotou Stefanos Tsitsipas, assim como Karen Khachanov, no Open da Austrália, chegando aos oitavos de final dessa prova do Grand Slam. O semifinalista do ATP Next Gen Finals do ano passado estará certamente determinado a fazer melhor do que a derrota na primeira ronda em Dallas, há alguns dias, e desta feita deverá beneficiar do apoio do público para deixar o seu cunho pessoal no torneio de Delray Beach. 

A presença do finalista da época passada, Tommy Paul, também poderia ser uma ameaça aos jogadores deste torneio. Mas o atleta americano foi semi-finalista no torneio de Dallas no fim de semana passado e é pouco provável que consiga atuar com tanta energia neste torneio de Delray Beach. Uma última nota: nenhum tenista português entrará neste certame.

O nosso prognóstico relativamente ao vencedor: triunfo de Alex Michelsen! 

Aposte no ATP 250 de Delray Beach

ATP 250 de Buenos Aires: a nossa ideia acerca do torneio sul-americano

'tennos

A primeira competição em terra batida da temporada de 2025 abrirá as suas portas na capital da Argentina. O torneio de Buenos Aires também vou vencer um jogador local na época passada - o argentino Facundo Diaz Acosta, de 24 anos, conquistou o título numa final perante o chileno Nicolas Jarry. 

O detentor do título também está de volta nesta edição. Veio com o objetivo de conquistar o segundo troféu consecutivo, mas o seu estado de forma desportiva não lhe deverá permitir competir com os outros rivais. Parado na fase de qualificação em Auckland e depois apurado como "Lucky Loser", o argentino perdeu nos quartos de final para Gaël Monfils e, desde então, não conseguiu ganhar dois jogos consecutivos.

Espera-se que o jogador alemão Alexander Zverev, cabeça de série nº 1, tenha um bom desempenho neste torneio em terra batida. O semi-finalista do ATP Finals no final do ano teve uma participação excecional no Grand Slam Open da Austrália no mês passado. Vencedor de 6 partidas consecutivas, incluindo vitórias sobre Ugo Humbert, ante Tommy Paul e face a Novak Djokovic, foi vice-campeão frente a Jannik Sinner.

Infelizmente derrotado nessa final, o nº 2 do mundo espera aproveitar este primeiro torneio em terra batida da época para voltar às conquistas. Vencedor do Masters 1000 de Roma no ano passado, só perdeu 6 jogos nesta superfície em toda a temporada, colecionando um total de 23 vitórias. O jogador alemão irá certamente proporcionar-nos um grande espetáculo.

O nosso prognóstico acerca do vencedor: Alexander Zverev vence! 

Aposte no ATP 250 de Buenos Aires