Ténis - Calendário ATP e WTA: Almaty, Estocolmo, Antuérpia, Ningbo... Atente nos torneios da semana e nos favoritos da nossa redação!
por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira
Não faltam prognósticos de ténis para esta semana, tendo em conta a excelente oferta! Com 3 torneios ATP no programa, divirta-se com as suas apostas. Eis a nossa análise das competições mais sonantes da semana.
ATP 250 Almaty
O Cazaquistão é o palco do primeiro torneio ATP 250, disputado em piso duro em Almaty. Nesta prova, o americano Frances Tiafoe é o cabeça de série número 1 e o único representante do atual top 20 do ranking mundial.
Vencido na segunda ronda do Masters 1000 de Xangai por Roman Safiullin, assim como na primeira eliminatória do torneio de Tóquio diante de Brandon Nakashima, o americano deverá querer aproveitar uma das suas últimas hipóteses para conquistar um título esta época. Frances Tiafoe tem tido um desempenho muito bom nos outros torneios efetuados em piso duro e esteve muito perto do título em Cincinnati, onde foi vice-campeão perante o número 1 do mundo Jannik Sinner.
Conseguiu igualmente 5 vitórias consecutivas no US Open Grand Slam em setembro, derrotando 2 jogadores do top 20, Ben Shelton e Grigor Dimitrov, atingindo as meias-finais, sendo superado por Taylor Fritz. Nenhum participante neste torneio está melhor classificado que ele… Apesar da presença de Karen Khachanov, que poderá defrontar nas meias-finais, ou de Alejandro Tabilo, que poderá enfrentar Francisco Cerundolo nas meias-finais, Tiafoe é o favorito para vencer este torneio pela primeira vez e averbar um título nesta superfície.
O francês Adrian Mannarino, que também está em Almaty e ganhou esta prova no ano passado, não é o grande candidato, uma vez que tem saldo negativo em piso duro esta temporada e não conseguiu ganhar um único torneio na presente época. Eliminado na primeira ronda em Xangai pelo americano Zachary Svajda, 131º do ranking mundial e um “qualifier”, o francês, sorteado em 8º lugar, está na mesma secção que o americano Frances Tiafoe e, por isso, é pouco provável que passe dos quartos de final neste torneio. Nenhum português entrará em cena nesta competição em singulares, mas o portuense Francisco Cabral jogará a prova de duplas masculinas.
O nosso prognóstico para o ATP de Almaty: Frances Tiafoe vence o título @5.00
ATP 250 Estocolmo
O detentor do título do ATP 250 de Estocolmo da época passada, Gaël Monfils, não estará presente este ano para defender o seu troféu. Em vez dele, Andrey Rublev, cabeça de série número 1, é o grande candidato rumo à conquista desta competição.
Vencedor de um título em piso duro esta época, em Hong Kong no início do ano, o russo chegou aos quartos de final em Washington e, acima de tudo, foi finalista em Montreal como número 5 face a Alexei Popyrin. Não há dúvida que, se chegar à final neste torneio, Andrey Rublev não deverá perder outra oportunidade de acrescentar um título à sua temporada e estará motivado como nunca para não perder no embate decisivo. Depois de ter sido derrotado por Grigor Dimitrov nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, o russo tem uma verdadeira desforra em mãos perante o búlgaro, que está classificado no terceiro lugar neste torneio e poderá ser o seu adversário na final.
Outros dois jogadores sorteados, Casper Ruud e Tommy Paul, também estão na corrida para vencerem este torneio, que o americano conhece bem por já o ter conquistado em 2021, mas os seus desempenhos atuais, tal como os do norueguês, que perdeu recentemente 3 jogos consecutivos, não devem ser suficientes para superarem os outros candidatos. Nenhum jogador luso entrará neste certame.
O nosso palpite para o ATP de Estocolmo: Andrey Rublev vence o título @4.00
ATP 250 Antuérpia
Neste torneio ATP 250, viajamos agora rumo à cidade belga de Antuérpia para a sua 9ª edição, em que nenhum atleta português marcará presença. No ano passado, o cazaque Alexander Bublik, número 3 na altura, ganhou o título numa final de 2 sets perante o francês Arthur Fils. Este ano, o cabeça de série número 1 é o australiano Alex De Minaur, mas as suas atuais prestações em piso duro não fazem dele o favorito ao título. Tendo jogado apenas um torneio na superfície desde março, e apesar de uma boa prestação ao atingir os quartos de final do Open dos Estados Unidos, Alex De Minaur não teve qualquer sucesso desde que ganhou o título em Acapulco, em março, para além de não ter passado dos oitavos de final em Indian Wells e em Miami.
O cabeça de série número 2, Stefanos Tsitsipas, não se tem saído muito melhor nos últimos tempos, tendo sido eliminado nos oitavos de final em Xangai, assim como não passou da primeira ronda em Tóquio, onde foi derrotado pelo “qualifier” Alex Michelsen. Perdeu também na primeira ronda do Open dos Estados Unidos para Thanasi Kokkinakis, 79º do ranking mundial.
Tsitsipas, o favorito do torneio, ganhou apenas 4 dos seus últimos 10 confrontos.
Assim, o cabeça de série número 3, Felix Auger-Aliassime, deverá ser o centro das atenções. O vencedor de 2022 do torneio de Antuérpia, então cabeça de série nº 2 que superou o americano Sebastian Korda, ainda não ganhou um título esta época e dará certamente o seu melhor neste torneio que bem conhece para conquistar um título antes do final da temporada. Tendo derrotado um jogador do top 10 em apenas 2 sets, Casper Ruud em Cincinnati, o canadiano poderá encontrar Alex De Minaur nas meias-finais e deverá conseguir vencer o seu duelo para atingir a final e mostrar que é tão competente como o era há dois anos.
O nosso prognóstico para o ATP de Antuérpia: Felix Auger-Aliassime vence o título @5.00
WTA 500 Ningbo
Dirigimo-nos agora para a cidade chinesa de Ningbo para a 2.ª edição deste torneio WTA 500 em hard court. No ano passado, foi a tunisina Ons Jabeur que conquistou o título pela primeira vez em Ningbo contra a russa Diana Shnaider. Ausente este ano, é certo que o título irá para às mães de outra ténista, e deverá ser disputado entre Zheng Qinwen, a cabeça de série número 2 do torneio, e Barbora Krejcikova, a cabeça de série número 4.
A italiana Jasmine Paolini, cabeça de série número 1, e a norte-americana Emma Navarro, cabeça de série número 3, desistiram e não participam nesta edição. No entanto, estas jogadoras que se encontravam na mesma parte do quadro competitivo, estavam também entre as grandes favoritas.
Assim, Zheng, que tem pela frente uma tabela favorável, é a nossa favorita. O finalista do Open da Austrália e campeão olímpico está à vontade na superfície e vem de uma final em Wuhan, perdendo para Sabalenka em 3 sets. Neste torneio de nível inferior, esperamos vê-la ir até ao fim desta vez.
O nosso palpite para o WTA de Ningbo: Zheng Qinwen vence o título!
Todas as imagens deste artigo foram retiradas do site IMAGO.