Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Ténis - Calendário ATP: Bucareste, Marraquexe, Houston... Descubra os torneios da semana e os nossos favoritos

por Armando | por Claudio Ferreira

image Ténis - Calendário ATP: Bucareste, Marraquexe, Houston... Descubra os torneios da semana e os nossos favoritos
Conheça a agenda de ténis desta semana, que abrange os torneios ATP 250 de Bucareste, de Marraquexe e de Houston!

Os jogadores de ténis masculinos vão exibir-se em vários continentes esta semana, com o início da temporada em terra batida, até chegarmos a Roland Garros, no final de maio! A partir de segunda-feira, foque-se na Roménia, em Marrocos e nos Estados Unidos. Os seus prognósticos de ténis da semana têm pernas para andar!

ATP de Bucareste: primeiros ensaios a poucos dias de Monte Carlo

O torneio ATP 250 de Bucareste é a primeira grande prova realizada em terra batida no continente europeu neste ano civil de 2025, a menos de uma semana da competição em Monte Carlo, no Mónaco. Com um sorteio muito equilibrado e alguns favoritos, este torneio romeno deverá cumprir todas as suas promessas no que se refere a saber quem sucederá a Márton Fucsovics.

Esta edição de 2025 terá uma grande participação castelhana, incluindo contingentes sul-americano e ibérico a lutarem pela vitória geral. E um nome se destaca: Sebastián Baez. O argentino, cabeça de série nº 1, chega com um sólido registo em terra batida, depois da sua digressão sul-americana em fevereiro. Vencedor em Buenos Aires e vice-campeão em Santiago, o 36º classificado do ranking mundial está em grande forma desportiva em 2025 nesta superfície e poderá evidenciá-lo novamente nos próximos dias em Bucareste.

No entanto, vários adversários desejam superar o argentino, casos de Pedro Martinez e de Nicolas Jarry. O espanhol, que teve alguns contratempos em piso duro recentemente, chegou aos quartos de final em Buenos Aires há algumas semanas. Como todos os bons tenistas ibéricos, a terra batida deverá ser um estímulo para o 47º classificado do ranking ATP, que aguarda com grande expetativa este torneio de Bucareste. Já o chileno, comparece nas mesmas condições que o espanhol. Depois de um início de época complicado, Nicolas Jarry aposta com força na terra batida para recuperar a mentalidade positiva e esta semana na Roménia será bastante importante para o sul-americano, que se prepara para o resto da temporada.

Mas dado o período de rendimento de Sebastián Baez neste início de época, com um título já conquistado, é difícil não imaginarmos o argentino a vencer de novo em Bucareste.

O nosso prognóstico para o ATP de Bucareste: vitória de Sebastian Baez (odd de 4,50)!

Aposte no ATP de Bucareste

ATP Marraquexe: grande afluência em Marrocos

'ATP Marraquexe - Tallon Griekspoor'

O torneio de Marraquexe, por sua vez, é um dos eventos de ténis mais aguardados no Norte de África, com muitos jogadores ansiosos por se deslocarem a Marrocos rumo àquela que é sempre uma prova competitival. O vencedor do ano passado, Matteo Berrettini, não estará presente para defender o seu título, mas isso não impedirá que o espetáculo se proporcione até domingo, dia da esperada final.

Apesar da ausência do atual campeão, o sorteio de Marraquexe estará repleto de tenistas que se preparam para levantar o troféu. O cabeça de série número 1, Tallon Grieekspoor, chega a Marrocos após dinâmica bem positiva, a qual procura manter. Semifinalista no Dubai e quarto-finalista em Miami, o neerlandês tem agora de fazer a transição para a terra batida, mas vai certamente confiante para este torneio.

O luso Nuno Borges (para nosso gáudio!), também ele a fazer a sua estreia em terra batida esta época, será outro dos jogadores a acompanhar de perto em Marraquexe. O português da Maia, 42º classificado no ranking mundial, conquistou o título em Gstaad em 2024 e é agora capaz de se impor em todas as superfícies. Contudo, terá de melhorar o seu nível de jogo, que tem sido inconsistente nas últimas semanas.

E se a surpresa viesse de Alexandre Müller? Depois de ter rubricado o melhor início de época da sua carreira, campeão em Hong Kong e finalista no Rio de Janeiro, o tenista francês mostrou a sua capacidade de ser sólido em qualquer superfície. Com a confiança em alta, o gaulês pode acreditar num igual desempenho em Marrocos, ou mesmo superior se todos os planetas se alinharem. Num torneio muito concorrido, que contará igualmente com os espanhóis Jaume Munar e Roberto Carballes Baena (vencedor em 2023), Alexandre Muller terá de jogar o seu melhor ténis, como fez em várias ocasiões em 2025.

Numa competição que promete ser altamente imprevisível, Tallon Griekspoor terá uma grande carta para jogar. Classificado no primeiro lugar da prova, o neerlandês encontra-se motivado depois de ter vencido 8 dos seus últimos 10 jogos! Sem um claro favorito, ele poderá efetuar uma grande semana em Marrocos.

O nosso prognóstico para o ATP de Marraquexe: Tallon Griekspoor campeão (quota de 5,00)!

Aposte no ATP de Marraquexe

ATP Houston: os americanos em força

'ATP

Após os torneios Masters 1000 de Indian Wells e de Miami, os Estados Unidos acolhem desta feita um torneio de referência em terra batida, mais precisamente o de Houston. No Texas, o contingente americano estará presente para procurar substituir Ben Shelton, vencedor há um ano.

Esta competição não deverá passar ao lado de um dos muitos americanos presentes esta semana, Tommy Paul, mesmo com vários candidatos na linha de partida. Depois de uma primeira metade de época inconstante, o 13º jogador a nível mundial precisa de um resultado de referência, depois de ter desiludido em Indian Wells (1/8 final) e em Miami (3ª ronda). Classificado no primeiro lugar deste torneio, o jogador nascido em Nova Jersey terá de melhorar o seu jogo para enfrentar o resto da época e este torneio em Houston será a altura certa para o fazer.

Para evitar que Tommy Paul conquiste o título nesta edição de 2025, o seu compatriota Brandon Nakashima parece estar na melhor posição. O californiano tem sido muito sólido, atingido as meias-finais em Acapulco e os oitavos de final em Indian Wells e em Miami. No entanto, a terra batida não é a superfície preferida de Brandon Nakashima, que se sente mais à vontade quando "o court acelera".

O mesmo se aplica a Frances Tiafoe, que tem mostrado as suas limitações em terra batida desde o início da sua carreira, mas que está a mostrar uma face cada vez mais vencedora perante o seu público caseiro, dado que tem conseguido os melhores resultados da sua carreira a atuar "em casa". Classificado como nº 3 em Houston, o 17º jogador a nível planetário é capaz de resultados bons e menos bons... Num dia melhor, Frances Tiafoe poderá apontar alto neste torneio.

Jogador competente em várias superfícies, Tommy Paul tem, quanto a nós, vantagem sobre a concorrência neste torneio de Houston e vê-lo levantar o troféu no próximo domingo no Texas parece ser o cenário mais credível.

O nosso prognóstico para o ATP de Houston: Tommy Paul ergue a Taça (odd de 3,00)!

Aposte no ATP de Houston