Seja responsável, jogue com moderação | 18+

ATP 250 Montpellier: os nossos prognósticos relativamente ao vencedor do torneio

por Armando | por Claudio Ferreira

image ATP 250 Montpellier: os nossos prognósticos relativamente ao vencedor do torneio
Esta segunda-feira, dia 27 de janeiro, arranca a 15ª edição do Open Occitânia para encerrar o primeiro mês da época 2025, prolongando-se até domingo, dia 2 de fevereiro. Em 2024, o cazaque Alexander Bublik conquistou o título pela segunda vez na sua carreira, sucedendo ao número 1 do mundo Jannik Sinner, campeão desta prova em 2023.

O adeus de Richard Gasquet

Tal como é costume, o Open do Sul de França contará com a presença de vários jogadores franceses, mas infelizmente com nenhum português. Embora Gaël Monfils, que rubricou um Open da Austrália bastante bom, chegando aos oitavos de final, não participe no torneio, assim como Giovanni Mpetshi Perricard, a lista de tenistas franceses presentes este ano é muito completa. Todos eles jogam em casa, mas têm uma lista de oponentes fortes.

Richard Gasquet, de 38 anos, que faz a sua digressão de despedida na época de 2025, antes de se retirar após Roland Garros, é um dos gauleses presentes. Terminam assim 24 épocas de ténis profissional para este jogador... Depois de ter ganho esta competição em 3 ocasiões, 2013, 2015 e 2016, o francês quis dizer adeus ao público de Montpellier. E o sorteio vai proporcionar um grande espetáculo aos adeptos franceses, já que a primeira ronda vai opor Richard Gasquet ao seu compatriota Adrian Mannarino, de 36 anos, pela quarta vez na carreira.

Na primeira ronda, espera-nos um duelo de fazer crescer água na boca entre Gasquet e Mannarino.

Disputar-se-á também um segundo embate entre dois franceses na primeira ronda, que coloca frente a frente Harold Mayot e Arthur Rinderknech. Harold Mayot foi o francês mais bem sucedido no torneio de Montpellier no ano passado, atingindo os quartos de final, sendo derrotado por Felix Auger-Aliassime. O "wild card" Grégoire Barrère também vai exibir-se, enfrentando o alemão Dominik Koepfer na primeira ronda. Vencedor no primeiro encontro do ano passado, Grégoire foi eliminado nos oitavos de final pelo cabeça de série número 6, Alexander Shevchenko. 

Também poderemos contar com o vencedor de 2018 Lucas Pouille, com o "wild card" Quentin Halys e com o jovem Arthur Cazaux. O sorteio permite que todos estes jogadores franceses evitem o cabeça de série Andrey Rublev antes dos quartos de final. Todos estes jogos e muitos outros podem ser consultados nos nossos prognósticos ténis!

Aposte no ATP Montpellier

A surpresa Andrey Rublev

'Pronostic

O russo Andrey Rublev é o cabeça de série número 1 deste torneio. Eliminado nos oitavos de final do torneio de Hong Kong por Fabian Marozsan no início da temporada e depois na primeira ronda da competição do Grand Slam da Austrália pelo jovem brasileiro e recente vencedor do ATP Next Gen Finals, João Fonseca, o russo procura o sucesso nesta prova. Tenta também vitórias para começar a somar pontos na sua caminhada esta época, com o objetivo de manter o seu lugar no top 10 dos jogadores atuais.

Depois de ter perdido os quartos de final do torneio de Metz para Corentin Moutet no final da temporada transata, Andrey Rublev não conseguiu vencer um único encontro no ATP Finals de final de ano, perdendo diante de Alexander Zverev, Carlos Alcaraz e Casper Ruud. O russo tem de provar, a todo o custo, o seu valor ao mundo do ténis, mas também a si próprio, ele que se deverá manter competitivo e que, obviamente, ainda não perdeu o seu talento. Deseja certamente chegar longe neste torneio e vai realizar o seu jogo dos oitavos de final em Montpellier pela primeira vez.

Aposte no ATP Montpellier

O detentor do título Alexander Bublik

Alexander Bublik está de volta a este torneio, atuando praticamente em casa. Duas vezes vencedor e atual campeão, deverá estar determinado a obter um excelente resultado também este ano. Classificado no 4º lugar, o cazaque terminou a sua época de 2024 com uma derrota na segunda ronda do Masters de Paris-Bercy frente ao top 15 Holger Rune.

Alexander Bublik perdeu, contudo, os dois mais recentes encontros, depois de não ter conseguido vencer o seu primeiro jogo da época nos oitavos de final do torneio de Adelaide, no início de janeiro, perante Miomir Kecmanovic, e de não ter superado o argentino Francisco Cerundolo na primeira ronda do Open da Austrália, na semana passada. De facto, não conseguiu ganhar um único set na presente época de 2025 e as suas recentes prestações jogarão com toda a certeza a favor dos adversários neste torneio familiar.

Aposte no ATP Montpellier

Principal jogador a ter em conta: Felix Auger-Aliassime

'Pronostic

Felix Auger-Aliassime está de volta este ano, depois da sua presença nas meias-finais do ano passado, quando perdeu por pouco um lugar na final face ao vencedor Alexander Bublik. O canadiano parece estar em grande forma desportiva no início da época! Vencedor de 4 títulos consecutivos no torneio de Adelaide, mostrou toda a sua determinação ao iniciar 2025 da melhor forma possível, evidenciando que almeja uma temporada bem melhor que a precedente.

Ele bateu Arthur Cazaux e Marcos Giron nas duas primeiras rondas e depois venceu a meia-final diante do número 1, Tommy Paul, antes de conquistar o título perante Sebastian Korda, o número 2 da prova. O seu título no torneio inicial do ano já o fez subir 6 lugares na classificação ATP.

Também ganhou o seu jogo da primeira ronda no Open da Austrália diante de Jan-Lennard Struff, antes de perder na segunda ronda face a Alejandro Davidovich Fokina, num duelo feroz de 5 sets que durou quase 5 horas. Um exemplo, se é que alguma vez existiu dúvida, de como o canadiano está motivado para efetuar uma temporada inesquecível. Sem competir desde o dia 15 de janeiro, Felix deverá ter tido tempo para recarregar baterias. Tem boas condições para tirar o máximo partido do seu lugar de cabeça de série número 2 neste torneio e conseguir averbar o segundo título da época.

O nosso prognóstico acerca do vencedor do ATP de Montpellier: Felix Auger-Aliassime conquista o torneio!

Aposte no ATP Montpellier