Campeonato do Mundo de Rugby de 2023: que prognóstico para Portugal?
por Valeria Di Meglio | por Kevin Richard
Lobos entre pesos-pesados
Presente apenas pela segunda vez na principal competição da modalidade, a seleção portuguesa quer tentar uma surpresa na prova que se irá disputar em França, entre 8 de Setembro e 28 de Outubro. O sorteio não foi, no entanto, favorável a Portugal, que no grupo C terá a oposição de País de Gales, Austrália, Fiji e Geórgia.
Com os dois primeiros colocados do grupo a avançarem para os quartos-de-final da competição, o objectivo mais realista dos Lobos, comandados pelo francês Patrice Lagisquet, será alcançar a terceira posição e assim garantir de imediato a qualificação para o próximo Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar em 2027.
Crie a sua conta na BetanoEm busca de uma surpresa
Portugal qualificou-se de forma dramática para este Campeonato do Mundo. Depois de se terem apurado para o play-off na secretaria - a Espanha utilizou um atleta de forma irregular -, os portugueses defrontaram os Estados Unidos, no Dubai, necessitando somente de um empate para carimbar o passaporte para o Mundial de França. E esse empate (16-16) chegou precisamente no último lance do encontro.
Em 2007, na primeira presença de sempre em Mundiais, Portugal terminou com quatro derrotas, frente a Roménia, Itália, Escócia e Nova Zelândia. Agora, o objectivo dos Lobos passa desde logo por evitar o último posto e, depois, tentar uma surpresa - leia-se, chegar ao terceiro posto e assim garantir desde logo a presença no próximo Campeonato do Mundo.
Dos adversários que terá pela frente no grupo C, a Seleção Nacional (16.ª colocada no ranking mundial da modalidade) já defrontou a Geórgia 25 vezes, tendo vencido quatro, empatado três e perdido 18. Os Lobos mediram ainda forças duas vezes com as Fiji, registando dois desaires, e uma com o País de Gales, tendo também saído derrotados desse embate.
O histórico é desfavorável a Portugal, mas a equipa lusa tem vindo a mostrar-se mais capaz e há um factor que tem contribuído para a evolução dos Lobos: a presença de vários atletas no campeonato francês, unanimemente considerado um dos melhores do planeta. Dos 38 atletas pré-convocados por Patrice Lagisquet, 18 competem ao serviço de clubes gauleses.
O calendário do XV de Portugal no Mundial de Rugby de 2023
O País de Gales, conjunto que é nono no ranking mundial, será o primeiro adversário dos Lobos, num duelo agendado para 16 de Setembro, no Allianz Riviera, em Nice. Pode seguir cada um destes jogos em direto na nossa página do Campeonato do Mundo de Rugby em direto.
- País de Gales - Portugal (J1) 16 de Setembro
- Geórgia - Portugal (J2) 23 de Setembro
- Austrália - Portugal (J3) 1 de Outubro
- Fiji - Portugal (J4) 1 de Outubro
À espera de um milagre
Portugal participa apenas pela segunda vez na principal prova da modalidade e irá enfrentar adversários com mais tradição. Mas os comandados de Patrice Lagisquet irão em busca de um milagre. Fique a par de todos os resultados de ontem da seleção portuguesa neste Campeonato do Mundo de 2023 através da nossa página dedicada à competição e prepare-se para todas as partidas por vir não secção dedicada aos jogos do Mundial de rugby amanhã.