Portugal – Croácia: teste de fogo antes da Liga das Nações!
por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira
Um Portugal inédito e uma Croácia diferente
Nas convocatórias dos dois selecionadores teremos várias ausências de peso, especialmente do lado dos Portugueses. Fernando Santos deixou de fora alguns dos atletas mais utilizados tanto no Euro 2016, como no Mundial 2018: nomes como Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Adrien Silva, João Mário, João Moutinho, Bruno Alves ou José Fonte não estão entre os eleitos para este desafio, que terá como novidades Cláudio Ramos, Sérgio Oliveira, Pedro Mendes e Gedson Fernandes. Do lado dos croatas apenas 3 baixas de vulto na escalação de Zlatko Dalic: Mandzukic e Subasic - que abandonaram a seleção - e Strinic, inapto a competir numa lista onde estão incluídos Modric, Rakitic ou Perisic, que assumiram um papel determinante na histórica final do Mundial 2018.
Com o treinador português a efetuar tantas alterações, deveremos ter um onze inicial inédito na Seleção das Quinas, ainda com falta de entrosamento, que apesar de jogar em casa, no Algarve, defronta uma equipa extremamente competitiva e que está numa fase emocional e psicológica excelente. Em 2017 a Croácia ocupava o 17º lugar do Ranking FIFA, encontrando-se agora na quarta posição. Para além disso, a Ardente poderá aproveitar o sub-rendimento dos Portugueses em amigáveis, visto que os Lusos venceram somente 1 dos seus últimos 4 jogos de caráter particular. Croácia ou X, com quota de 1.50 na ESC online, é a nossa primeira proposta de valor!
Apostar na vitória croata
Ritmo baixo a pensar na Nations League?
A organização táctica de Portugal e da Croácia valeram-lhes as recentes e ótimas prestações na França em 2016 e na Rússia em 2018. Detentoras de um espírito de grupo invejável, estas seleções são ainda muito agressivas a defender e recuperam com facilidade a posse de bola, pelo esperamos um desafio muito disputado no meio campo. O último jogo entre ambos foi mesmo no Euro 2016, no qual Portugueses e Croatas empataram a zero bolas no final dos 90 minutos no duelo dos oitavos de final, decidido por Ricardo Quaresma aos 117 minutos. Previamente, Portugal havia vencido a Croácia por 1-0 e 2-0 em dois amigáveis nos anos de 2005 e 2013. Sem Ronaldo, Quaresma e Mandzukic, Fernando Santos e Zlatko Dalic terão que efetuar mexidas na frente de ataque, com a possível ausência de outros nomes importantes nos onzes iniciais, dado que esta é uma partida de preparação.
Reforçando a ideia de um confronto de ritmo baixo, de referir também que a Liga das Nações está à porta e ambas as equipas terão dias depois a sua estreia na nova prova da UEFA, sendo natural que a intensidade e a velocidade sejam bem mais baixas. Rui Patrício, o melhor guarda redes do Euro 2016 está presente na convocatória! Nos 3 mais recentes embates entre ambas as Seleções, houve somente 3 golos no total, perfazendo média de apenas 1 golo por jogo. Desta forma, esperamos um compromisso no qual haverá Menos de 2.5 golos, proposto pela Betclic com quota de 1.42. Num jogo particular onde se esperam várias mexidas no decorrer do jogo nunca se sabe, mas afinal ambas preparam a entrada com o pé direita na Nations League.