Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Duas baixas na Seleção Nacional frente a Eslováquia e Bósnia

por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira

image Duas baixas na Seleção Nacional frente a Eslováquia e Bósnia
Raphaël Guerreiros (Bayern) e Ricardo Horta (SC Braga) estão de fora para os dois compromissos decisivos de Portugal, no apuramento para o Euro 2024. Tudo o que deve saber sobre as 7.ª e 8.ª jornadas.

Um regresso que não acontece e Braga fica de fora

Um regresso que não acontece e Braga fica de fora - Ricardo Horta

Esperava-se que Raphaël Guerreiro visse a luz ao fundo do túnel e estivesse finalmente de regresso à Seleção Nacional, com a qual venceu o Euro 2016, mas o atual jogador do Bayern de Munich voltou a lesionar-se. Desde que assinou pelo campeão alemão, o lateral esquerdo português tem sido perseguido pelas lesões, e volta a não poder dar o seu contributo para a Seleção Nacional, desde o início da temporada 2023-2024. O jogador do emblema bávaro falha assim as jornadas 7 e 8 da fase de qualificação, depois de ter sido dispensado das jornadas 5 e 6 desta fase.

Por outro lado, Ricardo Horta, em grande plano desde o início da temporada com o SC Braga, também foi dispensado dos trabalhos da equipa nacional, deixando assim o emblema minhoto sem representantes entre os escolhidos por Roberto Martinez. O Selecionador Nacional vê assim a sua lista inicial com 26 unidades, baixando para 24. Bruma era um dos nomes também apontados pela comunicação social, mas o técnico de origem espanhola escolheu não render o extremo bracarense.

Aposte nos jogos de Portugal na Betclic

Roberto Martinez já estava à espera?

Causou alguma surpresa a lista de convocados do Selecionador da equipa das Quinas, que incluía assim mais dois jogadores do que na lista anterior. Muitos acharam, na última sexta-feira (dia da convocatória), que tinha sido para incluir o estreante absoluto, João Neves, para além de contar com Guerreiro, sem tirar nenhuma unidade relativamente à lista de setembro. No entanto, poucos dias após a convocação, o antigo lateral do Dortmund foi dado como inapto por parte dos departamentos médicos do Bayern e da Seleção Nacional. Por outro lado, Ricardo Horta também tinha falhado o último compromisso do Braga, para a Primeira Liga, diante do Rio Ave.

O facto de Roberto Martinez não ter substituído estas duas unidades, demonstra que afinal, já estava à espera ou pelo menos, na expectativa. O que ganha ainda mais peso, se nos recordarmos do momento em que o Selecionador desvendou esta lista, afirmando que tinha sido a lista mais difícil de fazer e que tinha uma pré-lista de 42 jogadores. Ou seja, uns 16 jogadores poderiam ter sido chamados. Por outro lado, é sabido que o ex-técnico da Bélgica pediu informação a Sérgio Conceição sobre Galeno, que poderia render Raphaël Guerreiro, ainda mais num sistema com uma linha de cinco elementos defensivos. O que já não é tão claro…

Aposte nos jogos de Portugal na Betano

Selecionador indeciso sobre o sistema?

Roberto Martínez indeciso sobre o sistema?

A verdade é que logo que chegou ao comando da Seleção das Quinas, Roberto Martinez implementou um novo sistema, em 5-3-2. Um esquema que apesar de ter dado excelentes resultados, a nível contabilístico, deixou a desejar a nível da dinâmica da equipa, faltando muito jogo interior. Assim, após quatro ensaios, já na fase de apuramento para o Euro 2024, vimos Portugal voltar a um sistema mais clássico, com a linha mais recuada composta por quatro elementos.

E a verdade é que se as exibições na Eslováquia (0-1) e frente ao Luxemburgo (9-0) não foram completamente satisfatórias, as dinâmicas e o jogo coletivo foram bem melhores. Com mais uma unidade do meio campo para cima, o jogo português apareceu um pouco menos previsível do que nos compromissos anteriores, o que tinha bastado face à fragilidade das equipas enfrentadas. Estes adversários não são diferentes agora, mas que a última janela internacional permitiu vislumbrar-se uma melhoria exibicional, é uma certeza. Estes dois novos jogos de qualificação podem desfazer as dúvidas, ou então sublinhá-las novamente. Até já, com sistemas diferentes, Portugal tem um balanço imaculado.

Aposte nos jogos de Portugal na Bwin

Portugal quer fazer história

A goleada por 9 a 0 à seleção de Luxemburgo, na última partida, foi o recorde absoluto de Portugal, que agora busca um recorde ainda mais ambicioso. Com 24 golos apontados e nenhum sofrido em 6 jornadas, o objetivo de Cristiano Ronaldo e companhia, passa por conseguir uma fase de apuramento perfeita, apenas com vitórias e sem qualquer golo sofrido! Neste momento, um pleno de vitórias já não chega, o que numa fase de apuramento já foi conseguido por oito seleções. Mas nunca nenhuma conseguiu encerrar essa fase sem golos consentidos, o que pode ser servir de catalisador para cada jogador, de que se espera um empenho máximo em cada partida.

Restam então quatro jogos para Portugal fazer história. Primeiro, esta dupla jornada do mês de outubro, na receção à Eslováquia no Estádio do Dragão, no dia 13, e depois na Bósnia-Herzegovina, na segunda-feira, 16 de outubro. Depois, no próximo mês, resta a janela internacional que encerra a fase de qualificação, também com duas jornadas, com um jogo na casa do Liechtenstein a 16 de novembro e em Alvalade a 19 de novembro, diante da Islândia. Obviamente, faremos o prognóstico de todos os jogos de Portugal, na nossa página de previsões da qualificação para o Euro 2024.

Aposte nos jogos de Portugal na Betclic

O que ver nos jogos de Portugal diante da Eslováquia e da Bósnia?

O que ver nos jogos de Portugal diante da Eslováquia e da Bósnia?

Nas jornadas 7 e 8 desta fase de apuramento da UEFA, no Grupo J, há muito para ver e algumas questões já foram levantadas, como o sistema que vai usar Roberto Martinez e se finalmente, estes dois compromissos vão retirar as dúvidas ao nosso Selecionador. Já o primeiro desses dois compromissos, diante da Eslováquia, marcará o regresso do capitão, Cristiano Ronaldo, com a camisa das Quinas, uma vez que falhou a histórica goleada diante de Luxemburgo, depois de ter visto o segundo amarelo no encontro anterior. O que reacendeu uma questão fundamental, que divide opiniões, num debate que opõe o coração e a razão dos adeptos e dos fãs…

Tendo alguma sagacidade para fugir às questões polémicas, uma das atrações destes jogos é a possibilidade de João Neves estrear-se pela Seleção Nacional. Algo que pode perfeitamente acontecer se Portugal entrar muito bem num dos dois jogos, se contar com um avanço confortável. A unidade que vai fechar o lado esquerdo da defesa também causa alguma expectativa, embora João Cancelo parta em vantagem sobre Dalot. No ataque, Leão mantém-se ou joga Félix? Mesmo dependendo do sistema, é pouco provável que ambos possam coexistir, pelo menos no onze inicial, partindo do princípio que Ronaldo será titular.

Aposte nos jogos de Portugal na Betano

Onde ver os jogos de Portugal da qualificação para o Euro 2024?

O primeiro jogo de Portugal, deste duplo compromisso da UEFA do mês de outubro é possível ver em direto em canal aberto, na RTP1. Este jogo diante da Eslováquia também pode ser acompanhado na Sport TV1. Sendo este jogo na próxima sexta-feira à noite, com o pontapé inicial marcado para às 19:45 no Estádio do Dragão, é possível que muitos não possam assistir ao jogo, se tiverem um jantar marcado, com o fim de semana a começar. Nesse caso, pode seguir a par e passo, as principais incidências da partida e das partidas dos outros grupos, através da nossa página dedicada ao Euro 2024 em direto.

No caso do Bósnia vs Portugal, disputado na cidade de Zenica, a situação é idêntica. O jogo será às 19:45 pela hora portuguesa e transmitido tanto na RTP1 quanto na Sport TV1 para os assinantes. Em ambos os jogos, Portugal é claramente favorito, de acordo com as odds do Euro 2024. Agora, cabe a Bernardo Silva, Bruno Fernandes e companhia, confirmar essa superioridade na prática.

Aposte nos jogos de Portugal na Bwin