Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Medalhas nos Jogos Olímpicos de 2024: os nossos prognósticos

por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira

image Medalhas nos Jogos Olímpicos de 2024: os nossos prognósticos
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 aproximam-se rapidamente! Nesse sentido, é altura de olhar para o possível quadro de medalhas atribuídas. Enquanto os atletas de todo o planeta se preparam para mostrar o seu valor, os nossos especialistas projetam quais os países que, na sua opinião, irão conquistar mais medalhas. Que nações têm melhor hipótese de dominar a competição? O que podemos esperar dos atletas portugueses? Eis a nossa análise e prognósticos relativamente às medalhas destes tão aguardados Jogos Olímpicos.

Que país ganhará o maior número de medalhas? A opinião dos nossos especialistas

ffhhj

Tradicionalmente, os Estados Unidos são os favoritos para vencerem a maior quantidade de medalhas nos Jogos Olímpicos. Há várias edições que dominam o quadro de medalhas, dado que têm um grande número de talentos, investindo igualmente de forma maciça em infraestruturas desportivas e programas de formação. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, os Estados Unidos conquistaram um total de 113 medalhas, incluindo 39 medalhas de ouro, o que os colocou no topo do quadro geral de medalhas.

Nesta edição de 2024, os Estados Unidos deverão voltar a estar a excelente nível, mais precisamente no basquetebol, no atletismo e na natação, modalidades desportivas nas quais os americanos se costumam destacar. Nas outras modalidades, os EUA não são menos brilhantes, conquistando medalhas a torto e a direito. Quer se trate de ginástica, luta livre ou tiro, os atletas americanos estão frequentemente no centro das atenções. Com tanta versatilidade e tantos desportistas de renome internacional, é difícil não considerar os Estados Unidos para o topo do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de 2024.

Aposte nos Jogos Olímpicos 2024

O nosso Top 3 de países mais medalhados

Dada a ausência de muitos atletas russos na atual conjuntura deste evento, parece quase impossível que a Rússia termine no pódio das nações com mais medalhas. Isto dá a outros países a oportunidade de reclamarem um lugar no pódio.

Para além dos Estados Unidos, a China apresenta-se como a nação com mais hipóteses de terminar no segundo posto, enquanto o terceiro lugar deverá permanecer em aberto. Não colocamos fora de questão a França no top 3, sendo provável que os franceses tenham a concorrência do Japão e do Reino Unido no pódio da tabela de medalhas.

O nosso Top 3 de países com mais medalhas é, portanto, o seguinte:

  • Estados Unidos
  • China
  • França
Aposte nos Jogos Olímpicos 2024

Quantas medalhas ganhará Portugal?

Canoagem, atletismo, skate e judo são algumas das modalidades desportivas em que a comitiva portuguesa de 73 atletas, 37 mulheres e 36 homens, vai tentar obter medalhas. Fernando Pimenta e Pedro Pichardo entram nesta competição com grande ambição de novo, lamentando-se o facto de Patrícia Mamona, medalha de prata em Tóquio no triplo salto, Auriol Dongmo e Telma Monteiro não estarem na lista de participantes. 

Nos últimos Jogos Olímpicos, os atletas portugueses alcançaram 4 medalhas e as expetativas para este ano são novamente algo moderadas. Existem poucas modalidades em que os portugueses possam chegar ao ouro. Ainda assim, em eventos como este há sempre atletas que se superam e outros que confirmam o esperado. Da nossa parte, Fernando Pimenta, canoísta limiano de 34 anos, é o atleta com melhores condições para o conseguir.

Na marcha atlética, João Vieira procura voltar a encantar, depois de conseguir o 5º lugar na marcha de 50 quilómetros em Tóquio e de obter a medalha de prata em 50 quilómetros marcha nos Campeonatos do Mundo de 2019. Já no skate, o luso Gustavo Ribeiro é apontado por muitos como um candidato a medalha, sobretudo na modalidade de “Street”. E conseguirá Jorge Fonseca voltar a exibir-se a bom nível no judo? Vibremos com a comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024!

Aposte nos Jogos Olímpicos 2024