Madrid Ténis Masters: 5 dicas para se direcionar
por Armando

Os bis é uma missão complicada para os atuais campeões
O Masters 1000 de Madrid é um torneio de terra batida ainda bastante recente, pois só em 2002 é que foi realizado pela primeira vez! Em 23 edições efetuadas, a capital espanhola não viu um grande número de vencedores do ano anterior a conseguirem manter o título, o que torna esta prova ainda mais especial e interessante de acompanhar para lançar prognósticos de ténis!
11 jogadores diferentes juntaram os seus nomes à lista de campeões (André Agassi, Juan Carlos Ferrero, Marat Safin, Rafael Nadal, Roger Federer, David Nalbandian, Andy Murray, Novak Djokovic, Alexander Zverev, Carlos Alcaraz e Andrey Rublev) e apenas 2 deles conseguiram manter o seu título de um ano para o outro!
Quem é que conseguiu? A armada espanhola, obviamente! Rafael Nadal (2013 e 2014) e Carlos Alcaraz (2022 e 2023) fizeram história no Masters 1000 de Madrid ao conquistarem o torneio em anos seguidos. Andrey Rublev, campeão em 2024, vai tentar igualá-los na terra batida da capital de Espanha...
Carlos Alcaraz, o melhor jogador do mundo nesta superfície
Duas vezes vencedor em Madrid, mais precisamente em 2022 e 2023, Carlos Alcaraz é o grande favorito ao título nesta edição de 2025. Embora o inverno tenha sido pleno de altos e baixos no que concerne ao número 3 do mundo, os seus últimos desempenhos recordaram todos que continua a ser a maior referência em terra batida.
Campeão em Monte Carlo e vice-campeão em Barcelona, o tenista ibérico evidenciou que atravessa um período de boa forma desportiva a apenas um mês de Roland Garros, onde defenderá a sua conquista de 2024.
35 tiebreaks disputados na edição de 2024
Em terra batida, é frequente os encontros demorarem muito tempo até se encontrar um vencedor (ver abaixo). No ano passado, foram disputados 35 tie-breaks no Masters 1000 de Madrid (nos 95 duelos realizados).
Muitas partidas equilibradas que proporcionaram bastante suspense e alguns desfechos surpreendentes! Por isso, não hesite em apostar no "total de tie-breaks" (mais de x) nesta edição de 2025, se vir que esse mercado tem valor!
Desafios prolongados em Madrid
Tal como referimos, na edição anterior desta prova registaram-se muitos tie-breaks e as partidas foram, de um modo geral, muito equilibradas do princípio ao fim. Dos 95 encontros disputados, 57 precisaram de um set final decisivo para se saber que tenista saía a sorrir.
Partidas em que a indecisão esteve no ar, proporcionando-nos grande entretenimento e enorme luta entre os atletas... E para os apostadores, prever encontros com um elevado número de jogos, assim como com 3 sets, podem ser opções de apostas valiosas!
Arthur Fils: a agradável surpresa do Masters 1000 de Madrid?
Depois de atingir os quartos de final em Monte Carlo e as meias-finais em Barcelona, Arthur Fils começou bem a sua preparação rumo a Roland Garros. O francês respira confiança e vê, pouco a pouco, o seu estatuto no circuito ATP alterar-se.
Embora Arthur Fils ainda tenha muito a progredir, os seus recentes desempenhos são um bom prenúncio para o 14º colocado do ranking mundial e apostar no nº1 francês pode ser uma boa hipótese de investimento (com retorno) no início deste torneio, no qual o português Nuno Borges já avançou para a segunda ronda ao eliminar Pablo Carreño Busta, defrontando agora mais um espanhol - Alejandro Davidovich Fokina.