Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Sporting, Benfica, FC Porto ou Braga: quem vai sair mais beneficiado da última pausa de seleções?

por Sérgio Magalhães | por Claudio Ferreira

image Sporting, Benfica, FC Porto ou Braga: quem vai sair mais beneficiado da última pausa de seleções?
O regresso da pausa de março no calendário de clubes, que deu lugar a jogos da Liga das Nações ou de qualificação para o próximo Mundial, marca o início da reta final (e decisiva) para os clubes portugueses, na luta pelo título. Estas pausas da FIFA costumam ter um impacto no desempenho das equipas, sejam positivas ou negativas, quebrando boas dinâmicas por vezes, ou permitindo a certos jogadores respirar melhor e regressar à competição de cabeça limpa.

Benfica com motivos para sorrir

Bruno Lage é muito provavelmente, dos treinadores que estão à frente dos três grandes do campeonato português, o técnico que mais motivos tem para sorrir após esta última paragem para as seleções. Apesar de não ter conseguido trabalhar com 11 jogadores durante este período, a verdade é que Bruno Lage viu todos estes atletas regressarem sem qualquer mazela e em condições de ajudar a equipa para o que ainda falta disputar no campeonato e na Taça de Portugal.

Para além de ter visto os seus jogadores regressarem sem lesões, Bruno Lage também pode agradecer o facto de alguns destes atletas terem tido bons desempenhos pelas suas seleções ou então de não terem somado minutos, algo que será muito importante para se manterem frescos para o que ainda falta disputar.

Vários encarnados tiveram um ótimo desempenho e resultados ao serviços das respetivas seleções

Estes foram os casos de Anatoliy Trubin e António Silva, os únicos dos 11 jogadores do Benfica que representaram os seus países durante esta pausa FIFA. Desse lote, Nicolás Otamendi (Argentina), Leandro Barreiro (Luxemburgo), Kerem Aktürkoglu (Turquia) e Andreas Schjelderup (Noruega) foram os jogadores que mais minutos somaram e cujas seleções tiveram bons desempenhos.

A juntar a isto, Bruno Lage viu ainda Ángel Di María recuperar da lesão muscular na coxa direita. O argentino tem trabalhado no relvado sem limitações e estará entre as opções do técnico benfiquista para a deslocação a Barcelos. Sem dúvida uma excelente notícia para o Benfica.

Gil Vicente-Benfica: Águias favoritas mas permeáveis?

A necessitar de acertar calendário, Benfica (2.º) e Gil Vicente (14.º) defrontam-se esta sexta-feira (dia 28) pelas 20:15 horas de Lisboa, em jogo atrasado da 24.ª jornada do campeonato, e não existem dúvidas sobre o favoritismo que as Águias têm para esta partida, de acordo com o nosso prognóstico Gil Vicente-Benfica. Isto porque, apesar de estarem separadas por 36 pontos na tabela classificativa, Águias e Gilistas atravessam momentos muito distintos nesta fase da temporada: os encarnados procuram igualar o rival Sporting no topo da tabela, enquanto a formação de Barcelos quererá somar pontos que poderão ser preciosos na luta pela manutenção no principal escalão.

Apesar de a equipa liderada por Bruno Lage ser favorita a vencer este duelo, acreditamos que o marcador não deverá ter uma diferença muito dilatada. Apesar de atravessar uma sequência de quatro derrotas em casa, a verdade é que o Gil Vicente vendeu sempre muito caro aos seus adversários a conquista de pontos no Municipal de Barcelos. Em 3 desses 4 confrontos registaram-se diferenças pela margem mínima após o apito final. Entre esses jogos está a derrota com o Sporting (0-1).

Ángel Di María aproveitou para recupar de lesão tranquilamente.

Já o Benfica atravessa um bom momento fora de portas e o regresso de jogadores como Ángel Di María às opções de Bruno Lage darão ainda mais favoritismo às Águias. Ainda assim, é preciso sublinhar o facto de os encarnados terem sofrido golos em quatro dos últimos cinco encontros que realizaram fora de portas nas competições nacionais: aconteceu frente ao Farense (Taça de Portugal), Casa Pia (Campeonato), Estrela da Amadora (Campeonato) e Rio Ave (Campeonato). Perspetiva-se um belo jogo de futebol em Barcelos!

Nesta semana repleta de prognósticos da Liga Portugal, evite fazer uma aposta onde o Benfica possa vencer o encontro sem sofrer golos, algo que tem sido praticamente uma constante nos últimos jogos que a equipa de Bruno Lage realizou no campeonato, especialmente fora de casa.

  • Baixas confirmadas: Tomás Araújo, Tiago Gouveia, Manu Silva e Alexander Bah.

Tempo jogado pelos benfiquistas ao serviço das seleções

  • Anatoliy Trubin: 0'
  • Nicolás Otamendi: 186'
  • António Silva: 0'
  • Leandro Santos: 98'
  • Leandro Barreiro: 180'
  • Orkun Kökçü: 90'
  • Kerem Aktürkoglu: 149'
  • Dahl: 45'
  • Andreas Schjelderup: 124'
  • João Rego: 74'
  • Vangelis Pavlidis: 101'

Não deve melhorar a situação sensível do Sporting

Regresso dos jogos de seleções - Sporting (Trincão)

Se o Sporting já atravessava um período complicado com lesões, o regresso ao campeonato após a pausa para os compromissos das seleções não será muito diferente para os Leões. Para além de jogadores nucleares como Morten Hjulmand, Maxi Araújo, Geny Catamo, Zeno Debast ou Gonçalo Inácio terem somado muitos minutos, Rui Borges viu Hidemasa Morita voltar às instalações do clube com uma nova lesão.

O lote de indisponíveis para a deslocação à Reboleira aumentou, onde no sábado o Sporting irá defrontar o Estrela da Amadora para o duelo da 26.ª jornada do campeonato. A juntar a essa ausência já confirmada por parte do internacional japonês, Rui Borges não poderá contar ainda com o médio defensivo dinamarquês, que irá cumprir um jogo de castigo, e ainda com Pedro Gonçalves, sobre quem existia a esperança de que pudesse somar já minutos no embate contra o Estrela.

Morita regressou lesionado, aumentando o número de jogadores lesionados para o próximo compromisso

As boas notícias que Rui Borges recebeu durante este período de pausa, e para o nosso prognóstico E. Amadora-Sporting, foram a dispensa de Viktor Gyökeres por parte da seleção sueca e o facto de Francisco Trincão ter valorizado com apenas 40 minutos de jogo pela Seleção Nacional portuguesa, depois de ter ajudado Portugal a ultrapassar a Dinamarca de Hjulmand e Harder nos quartos de final da Liga das Nações da UEFA com dois golos.

Gonçalo Inácio também esteve presente nesse encontro e terminou com algumas queixas, pelo que a sua utilização na Amadora ainda é uma incógnita. Assim, Rui Borges não só ganhou mais dores de cabeça para escolher um onze para o jogo com o Estrela da Amadora como voltou a ver as opções para o meio-campo... escassearem. São ossos do ofício.

E. Amadora-Sporting: Gyökeres para resolver todos os problemas?

O Sporting regressa ao campeonato sabendo já o resultado do Gil Vicente-Benfica, duelo da 24.ª jornada que se encontra em atraso. Em caso de triunfo das Águias em Barcelos, os Leões entram para o encontro com o Estrela da Amadora pressionado pelo facto de estar em igualdade pontual com o rival na liderança do campeonato, sabendo que um deslize poderá deixar os encarnados na liderança da competição. Caso o Benfica perca pontos na deslocação ao terreno do Gil Vicente, o Sporting de Rui Borges entra em campo com uma pressão certamente diferente... e mais leve.

O facto de Viktor Gyökeres ter ficado em Lisboa a recuperar os seus índices físicos será algo certamente importante para o Sporting para o que falta da temporada. O avançado internacional sueco poderá ter já um grande impacto frente ao Estrela da Amadora, ajudando a equipa a conquistar três pontos frente a uma equipa que não venceu nenhum dos últimos cinco jogoso que realizou em casa para o campeonato (2E e 3D).

Para além de Gyökeres, Trincão também pode ser arma secreta, regressando da Seleção bastante moralizado

'Vik' é atualmente o melhor marcador do Sporting em todas as provas, para além de liderar, de forma bastante isolada, a tabela de goleadores do campeonato, com um total de 28 golos e ainda seis assistências - o segundo desta lista é o portista Samu, com 14 golos e três assistências. Gyökeres marcou de forma consecutiva nas últimas quatro jornadas do campeonato, demonstrando que está de volta às grandes exibições e ao impacto que já nos habituou no jogo ofensivo do Sporting.

Evite fazer uma aposta onde os companheiros do novo herói da Seleção das Quinas, Francisco Trincão, vençam o encontro sem sofrer golos. Devido às muitas ausências na equipa, os Leões têm demonstrado algumas debilidades defensivas que ficaram à vista de todos nos últimos encontros realizados.

  • Baixas confirmadas: Nuno Santos, Daniel Bragança, João Simões, Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita e Morten Hjulmand (castigado).

Tempo jogado pelos sportinguistas ao serviço das seleções

  • Franco Israel: 0'
  • Rui Silva: 0'
  • Gonçalo Inácio: 135'
  • Zeno Debast: 180'
  • Ousmane Diomande: 90'
  • Geovany Quenda: 0'
  • Morten Hjulmand: 210'
  • Hidemasa Morita: 46'
  • Maxi Araújo: 180'
  • Geny Catamo: 180'
  • Francisco Trincão: 40'
  • Conrad Harder: 24'

Paragem sem consequências em Braga?

Regresso dos jogos de seleções - Braga (El Ouazzani)

Ao contrário de Rui Borges, Carlos Carvalhal não deverá ter grandes dores de cabeça neste regresso do Sp. Braga ao campeonato. Os bracarenses tiveram quatro jogadores do plantel principal fora dos trabalhos da equipa durante esta pausa FIFA devido aos seus compromissos com as respetivas seleções e todos eles somaram minutos.

Lukas Hornicek, o guarda-redes titular do Sp. Braga, somou 90 minutos pela seleção sub-21 da República Checa, enquanto Arrey-Mbi e Niakaté serão os jogadores que necessitarão de cuidados redobrados, uma vez que ambos somaram 180 minutos durante esta pausa FIFA. Afonso Patrão, jovem talento dos bracarenses, também contou com uma boa utilização ao serviço dos sub-18 de Portugal (126').

Maioria dos bracarenses internacionais que foram convocados foram bastante solicitados pelas suas seleções

Dos quatro primeiros classificados do campeonato português, o Sp. Braga é o único que joga em casa neste regresso às provas nacionais. Contudo, o adversário requer atenções redobradas, até porque estamos a falar do Estoril, uma equipa que perdeu apenas uma das últimas 11 jornadas do campeonato (4V e 6E) e que não registou nenhuma derrota nas últimas cinco partidas que disputou fora de portas na prova (3V e 2E). Aliás, ficou em branco em apenas um dos últimos 10 jogos que realizou fora de casa nas competições internas.

Sp. Braga-Arouca: Minho tem palco suficiente para um belo espetáculo

De um lado uma equipa que, jornada após jornada, se tem intrometido entre os três grandes na luta pelos lugares cimeiros da tabela - e que, inclusive, já espreita o pódio final -, do outro uma formação que tem vindo a surpreender nos últimos meses com excelentes exibições e resultados. O Estádio Municipal de Braga tem tudo para este sábado proporcionar uma verdadeiro espetáculo de futebol entre duas das formações mais interessantes do campeonato português.

Será interessante perceber como Sp. Braga e Arouca regressam à liga portuguesa depois da pausa para as seleções, mas, tendo em conta a produção ofensiva das duas equipas num passado muito recente, de uma coisa temos convicção: podemos esperar golos de ambas no embate deste sábado. Ainda assim, o nosso prognóstico do Braga-Arouca, antevemos um resultado positivo para o emblema minhoto!

Tendo em conta o momento que as duas equipas atravessavam antes da pausa FIFA, aconselhamos o leitor a evitar um prognóstico sem golos, com menos de 1.5 golos ou então com um vencedor. A melhor recomendação será apostar num cenário de dupla hipótese, onde o Sp. Braga será naturalmente favorito, sem esquecer que os golos deverão ter palco na Pedreira.

  • Baixas confirmadas: Roger Fernandes.

Tempo jogado pelos bracarenses ao serviço das seleções

  • Lukas Hornicek: 90'
  • Arrey-Mbi: 180'
  • Niakaté: 180'
  • Afonso Patrão: 126'

FC Porto estava a precisar de oxigénio

Regresso dos jogos de seleções - FC Porto (Mora)

Apesar de a pausa FIFA não ter levado más notícias para o Olival, Martín Anselmi estará certamente preocupado quanto ao próximo adversário que o FC Porto terá no campeonato neste regresso à competição. Os Dragões, que contaram com cinco jogadores fora dos trabalhos semanais devido às chamadas para as seleções (Diogo Costa, Stephen Eustáquio, Danny Namaso, Deniz Gül e Samu), irão defrontar um desafiante Estoril no domingo (dia 30), pelas 18 horas de Lisboa.

Os estorilistas, liderados pelo escocês Ian Cathro, estavam em grande evidência antes da pausa FIFA, depois de terem registado apenas uma derrota nas últimas 11 jornadas para o campeonato, período durante o qual apenas perderam na deslocação a Alvalade, frente ao Sporting (3-1). Em casa, o Estoril não perde há cinco jogos (3V e 2E), sendo que saiu derrotado em apenas um dos últimos nove encontros realizados na Amoreira (5V e 3E).

Figuras da equipa foram relativamente poupadas, com exceção do guarda-redes Diogo Costa

Dos jogadores que estiveram ao serviço das seleções, Diogo Costa foi o que mais minutos somou, depois de ter sido totalista nos dois jogos de Portugal frente à Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações da UEFA. O guarda-redes português foi titular nos dois encontros, defendeu um penálti e ainda esteve 120 minutos em campo no encontro da segunda mão, que Portugal acabou por vencer por 5-2, em Alvalade.

Danny Namaso foi o outro jogador que também superou a barreira dos 100 minutos ao serviço da seleção. O jovem avançado estreou-se pela seleção principal dos Camarões... e logo como titular! Regressa ao Olival certamente com a moral em alta. Destaque ainda para a jovem pérola do Olival, Rodrigo Mora, que já tinha recuperado de lesão antes da pausa e aproveitou esta paragem para recuperar os índices físicos.

Estoril-FC Porto: os guarda-redes que se cuidem, pois o fim de tarde promete ser animado

Olhando para os desempenhos ofensivos e defensivos que Estoril e FC Porto tiveram nos últimos jogos que realizaram para o campeonato antes da pausa das seleções, não temos dúvidas de que este domingo teremos pela frente um bom e animado jogo de futebol. Perspetivamos muita ação junto das duas balizas, cabendo aos guarda-redes mostrarem toda a sua qualidade para evitarem as suas equipas de sofrerem golos.

Apesar de reconhecermos a excelente qualidade que existe nos dois guardiões que deverão reclamar a titularidade na Amoreira, acreditamos que o duelo entre Estoril e FC Porto contará com pelo menos um golo de cada uma das equipas. E de acordo como as odds da Primeira Liga, apostas a envolver golos podem valer a pena.

Evite apostar num prognóstico abaixo dos 1.5 golos ou então num vencedor único, tendo em conta o bom momento de forma do Estoril e também pelas muitas debilidades que o FC Porto ainda demonstra no seu processo defensivo, principalmente desde a entrada do técnico argentino Martín Anselmi, que levou para o Dragão um novo esquema tático.

  • Baixas confirmadas: Vasco Sousa e Marko Grujic.

Tempo jogado pelos portistas ao serviço das seleções

  • Diogo Costa: 210'
  • Stephen Eustáquio: 84'
  • Danny Namaso: 118'
  • Deniz Gül: 65'
  • Samu: 0'