Liga dos Campeões: o balanço antes da 6ª jornada, quem desilude e quem surpreende?
por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira
Liverpool, pleno de vitórias
Os Reds de Liverpool estão a realizar uma temporada excecional. Enquanto muitos aguardavam para ver esta equipa sem Jurgen Klopp, é forçoso constatar que o seu substituto, o neerlandês Arne Slot, está a realizar um excelente trabalho.
O clube de Merseyside é líder da Premier League com uma boa vantagem sobre os seus perseguidores, mas é também primeiro da fase de liga da Liga dos Campeões, sendo a única equipa a ter vencido os seus 5 primeiros jogos.
O Liverpool venceu os 5 jogos, sofreu apenas 1 golo e marcou 12 nesta edição da Liga dos Campeões.
Inicialmente visto como um outsider pelas odds fornecidas pelas casas de apostas e pelas nossas previsões da Liga dos Campeões no início da temporada, o Liverpool é agora o grande favorito e com razão: já derrotou muitos potenciais concorrentes como o AC Milan (1-3), o Bayer Leverkusen (4-0) e, sobretudo, o Real Madrid (2-0)!
Com um final de percurso bastante favorável, os jogadores de Anfield podem evidentemente esperar terminar no topo desta primeira fase de liga, com 8 vitórias em 8 partidas? Girona, Lille e o PSV tentarão evitar o pleno de vitórias dos Reds!
Benfica, AC Milan e Barcelona: clubes históricos no bom caminho
Agora viramos as atenções para os clubes que já venceram este belíssimo troféu da maior prova europeia de clubes e que nos últimos anos têm passado a primeira fase, incluído aqui um histórico português. O Benfica, primeiro clube português vencedor da Liga dos Campeões, está à espreita do top 8 da competição, tal como os Rossoneri a embalar e os catalães que se encontram no pódio (atrás de Liverpool e Inter de Milão). É bastante provável vermos estas equipas na fase a eliminar da prova milionária!
Águias perto de garantir a qualificação para a próxima fase
Bruno Lage trouxe uma lufada de ar fresco à formação das águias e, trazendo excelentes resultados quer no Campeonato quer na Champions. Sob o novo comando técnico, o Benfica venceu 3 partidas nesta competição (1-2 diante do Estrela Vermelha, 4-0 diante do Atlético de Madrid e 2-3 diante do Mónaco), tendo perdido 2 jogos diante do poderoso Bayern de Munique (1-0) e do imprevisível Feyenoord (1-3).
Um destaque nesta formação encarnada é o turco Kerem Akturkoglu que já leva 3 golos nesta edição da Liga dos Campeões.
No calendário do Benfica para a competição segue-se a receção ao Bolonha, nesta quarta-feira, que é teoricamente o jogo mais fável, antes de deslocar-se a Barcelona e acabando esta fase de liga em Turim para enfrentar a Juventus, que conta com o jovem português Francisco Conceição no seu plantel. Os encarnados tepm esperanças em amealhar ainda alguns pontos preciosos para as contas finais, nomeadamente diante das duas equipas italianas. Diante do blaugrana, mesmo que seja em pleno Estádio da Luz, a missão será bem mais complicada…
Os Rossoneri de Paulo Fonseca em grande forma na prova milionária
Depois de um começo desastroso na Liga dos Campeões, com duas derrotas diante do Liverpool (1-3) e diante do Leverkusen (1-0), os rossoneri parecem ter recuperado o caminho das vitórias. Com 3 vitórias consecutivas (3-1 diante do Club Brugge, 1-3 diante do Real Madrid e 2-3 diante do Slovan Bratislava), a equipa que conta com Rafael Leão pode claramente sonhar com os 8 primeiros lugares da competição.
Na agenda da equipa comandada por Paulo Fonseca teremos 3 adversários teoricamente acessíveis: receção ao Estrela Vermelha já nesta quarta-feira, e ao Girona, e por último uma viagem até ao estádio do Dínamo Zagreb. Com os dois jogos mais difíceis já concretizados (Liverpool e Real Madrid), os rossoneri podem aproveitar estas últimas partidas para somarem pontos importantes e garantir um lugar nos 8 primeiros lugares!
Hansi Flick chegou para acordar o gigante da Catalunha
Que grande temporada o Barcelona está a fazer até ao momento, quer na La Liga quer na Liga dos Campeões. A chegada de Hansi Flick revolucionou o ataque do Barça, sendo o melhor ataque da competição, com uns impressionantes 18 golos marcados nas 5 partidas já disputadas. Depois de perderem a primeira partida nesta edição da Champions diante do Mónaco (2-1), a equipa catalã somou 4 vitórias consecutivas (5-0 diante do Young Boys, 4-1 diante do Bayern, 5-1 diante do Estrela Vermelha e 3-0 diante do Brest) e está atualmente na 3ª posição da tabela, apenas atrás de Liverpool e Inter.
Contudo, as 3 partidas que faltam disputar nesta Champions para o Barça não serão uma garantia de 9 pontos, nomeadamente a úiltima. Lamine Yamal e companhia viajam nesta quarta-feira para defrontar o Dortmund, deslocando-se depois à capital portuguesa para defrontar as águias e acabam em casa diante da Atalanta, capaz do melhor e que tem realizado uma caminhada excecional, encopntrando-se na 5.ª posição com 11 pontos. Se o Barça tem legítimas aspirações a realizar o pleno nos jogos que faltam, nada garante que não tenha nenhum percalço na Alemanha e especialmente na receção ao Atalanta, que na última jornada ainda poderá lutar por objetivos. Talvez o Barça já tenha um lugar garantido por essa altura.
Dortmund, Atalanta, Leverkusen, Aston Villa e Sporting assegurados
Para continuar, vejamos as equipas que já garantiram a qualificação para a próxima fase. Alguns eram um pouco esperados, outros menos!
Um BVB quase perfeito
Comecemos pelo Borussia Dortmund que, exceto pela pesada derrota no Bernabéu (5-2), garante para já a sua qualificação (4º lugar/12 pontos). Com um calendário bastante “simples” no papel, o Dortmund manteve o seu nível. O clube da cidade de Dortmund começou por vencer o Brugge (0-3) e o Celtic Glasgow (7-1) antes de perder contra o Real Madrid, retomando depois às vitórias contra o Sturm Graz (1-0) e o Dínamo Zagreb (0-3).
O BVB, que tem uma sequência desta fase bastante acessível, mais uma vez no papel, poderá terminar no top 8, onde nem todos esperavam vê-lo. Primeiro, terá de se mostrar sólido na receção ao FC Barcelona esta quarta-feira, antes de se deslocar a Bolonha e, por fim, receber o Shakhtar Donetsk. Dortmund pode acreditar que estará no top-8!
O vencedor da Liga Europa em alta
Por outro lado, a Atalanta está, para já, logo atrás do BVB, com apenas 1 ponto de diferença. Habituada aos confrontos europeus há várias temporadas, La Dea está a corresponder nesta edição da Liga dos Campeões 2024-2025.
O clube italiano não perdeu nenhum jogo até agora, tendo, por exemplo, segurado um empate contra o Arsenal no primeiro jogo (0-0). Depois disso, garantiu: 0-3 contra o Shakhtar Donetsk, 0-0 frente ao Celtic, e vitórias por 0-2 e 1-6 contra o Stuttgart e os Young Boys. Recebendo o Real Madrid esta terça-feira, depois o Sturm Graz e deslocando-se ao Barcelona, a Atalanta pode acreditar nos 8 primeiros lugares!
Leverkusen em forma
Como sabemos, a temporada de confirmação é sempre difícil. Após um resultado sensacional e histórico no ano passado, o Bayer Leverkusen não escapa a esta - quase - regra. Um pouco menos sólido e com menos sorte do que no ano anterior, está, ainda assim, a realizar uma temporada muito interessante, tendo eliminado recentemente o Bayern Munique na Taça da Alemanha.
O Bayer estará no top 8 em caso de bons resultados contra o Inter e o Atlético, concorrentes diretos.
Na Liga dos Campeões, o balanço é positivo: 10 pontos acumulados, graças a vitórias contra o Feyenoord (0-4), o AC Milan (1-0) e o RB Salzburgo (5-0). Pelo meio, os farmacêuticos empataram com o Brest (1-1) e sofreram uma pesada derrota em Anfield (4-0). Com um final de percurso longe de ser simples (Inter, Atlético Madrid e Sparta Praga), a posição futura de Florian Wirtz e os seus colegas parece muito incerta.
Aston Villa, objetivo top 8
Os Villains estão de volta ao primeiro plano! Após longos anos na segunda divisão inglesa ou nos lugares baixos da Premier League, o Aston Villa está renascido há algumas temporadas. Sob o comando de Unai Emery, o clube de Birmingham está a realizar um bom início na Liga dos Campeões, posicionando-se em 9º lugar, empatado em pontos com os 3 clubes acima.
Após derrotar os Young Boys (0-3), o Bayern (1-0) e o Bolonha (2-0), perder com o Brugge (1-0) e empatar com a Juventus (0-0), o Aston Villa pode sonhar alto nos últimos 3 jogos. Com uma deslocação a Leipzig amanhã, a receção ao Mónaco e ao Celtic Glasgow, os Villa Boys têm tudo para terminar no top 8.
Situação idêntica para o Sporting
Concluímos com o atual campeão da Liga Portugal Betclic, que acabou de perder o seu treinador Ruben Amorim (partiu para o Manchester United). Tudo tinha começado bem para o clube de Alvalade, que não perdeu nenhum dos seus primeiros 4 jogos (vitória por 2-0 contra o Lille, 1-1 frente ao PSV, e sucessos por 0-2 e 4-1 contra o Sturm Graz e o Manchester City). De facto, os sportinguistas sonhavam até com um lugar de acesso direto à pröxima fase!
Viktor Gyokeres está em grande destaque nesta edição da Champions, somando 5 golos e marcando um hat-trick diante do Manchester City em Alvalade!
Mas o último jogo para a competição, sem Amorim, foi um verdadeiro fracasso, com uma pesada derrota por 1-5 frente ao Arsenal. O Sporting tem capacidade para reagir aos maus resultados recentes, começando já com uma deslocação ao Club Brugge esta terça-feira, seguida de nova deslocação a Leipzig, e terminando com a receção ao Bolonha. Contudo, João Pereira não tem sabido tirar o melhor rendimento dos seus jogadores, e sob a batuto do novo treinador, o Sporting vai em 3 derrotas consecutivas. Estas deslocação à Bélgica poderá ser mesmo o tudo ou nada do treinador… Caso consiga finlam,nete reverter a situaçao, com 10 pontos já acumulados, a equipa leonina tem tudo para lutar por um lugar nos 8 primeiros desta fase!
O Bayern e o Manchester City decepcionam
Passamos agora a dois clubes muito esperados, mas que decepcionaram com os seus resultados. Apesar de não estarem fora da corrida pelo top 8, esperava-se muito mais destes dois favoritos ao título.
Os bávaros já nos habituaram a melhor
Se havia algo que o Bayern Munique nunca falhava na Liga dos Campeões, era a fase de grupos. Durante muitos anos, o clube manteve-se invicto nesta primeira parte da competição, algo que não acontece agora. O formato é certamente diferente, e o Bayern está em transição, mas isso não justifica tudo.
Atualmente em 13º lugar com 9 pontos, os homens de Vincent Kompany já perderam por duas vezes em 5 jogos (1-0 frente ao Aston Villa e 4-1 contra o Barcelona nas jornadas 2 e 3). E, no entanto, tudo tinha começado de forma perfeita, com uma vitória por 9-2 frente ao Dínamo Zagreb na estreia. Após estas duas derrotas, o Bayern garantiu o essencial ao vencer o Benfica e o PSG, ambos por 1-0.
Harry Kane e companhia ainda têm um final de calendário muito favorável (Shakhtar Donetsk, Feyenoord e Slovan Bratislava) e não deverão ter grandes dificuldades em figurar entre as 8 melhores equipas desta fase. No entanto, as odds para este desfecho continuam a ser interessantes.
Manchester City dizimado e em crise
Quanto ao Manchester City, o clube está a sair lentamente de uma crise de 7 jogos sem uma única vitória, incluindo 6 derrotas nesse período. Algo nunca antes visto sob o comando de Guardiola. Durante esta fase difícil, os Sky Blues sofreram uma pesada derrota em contra o Sporting (4-1) e empataram em casa contra o Feyenoord (3-3), depois de estarem a vencer por 3-0 aos 73 minutos...
Antes disso, o City tinha começado com um empate a zero frente ao Inter de Milão no Etihad, antes de golear o Slovan Bratislava (0-4) e o Sparta Praga (5-0). Com um calendário nada simples para o que resta da competição (jogos fora contra a Juventus e o Paris Saint-Germain, e receção ao Club Brugge), Guardiola tem todas as razões para se preocupar!
Um balanço catastrófico para o Real Madrid e o PSG
Chegamos agora aos clubes que eram muito esperados, mas que até ao momento falharam completamente nos seus primeiros 5 jogos.
O Real Madrid à beira de uma crise?
Será que ter uma equipa de Galáticos já não funciona para o Real Madrid? Se olharmos para os anos 2000, o balanço não foi excelente, e o Real conquistou as duas últimas Ligas dos Campeões sem ter o melhor plantel do mundo. Este ano, com a contratação de Kylian Mbappé, as expectativas eram enormes.
E, até agora, uma enorme decepção. O jogo do Real é praticamente inexistente, dependendo de lances individuais. Há uma lacuna cada vez mais evidente entre o ataque e o restante da equipa, jogadores estão fora das suas posições e o número de lesionados é alarmante. Em resumo, o início de temporada do Real é um desastre.
Os números provam isso: o clube merengue nunca havia perdido 3 jogos na fase de grupos em toda a sua história. Mas agora, isso aconteceu, com derrotas frente ao Lille (1-0), AC Milan (1-3) e Liverpool (2-0). Embora o Real tenha começado bem (3-1 contra o Stuttgart) e reagido com uma vitória sobre o Dortmund entre os jogos contra o Lille e o Milan (5-2), já era evidente que os problemas estavam lá.
Com uma deslocação muito complicada frente à Atalanta esta terça-feira e dois jogos mais acessíveis no papel (receção ao Salzburgo e deslocação a Brest), o Real corre o risco de se contentar com uma vaga nos playoffs. Um fracasso para o clube com 15 títulos da Liga dos Campeões!
O PSG paga caro por um mau mercado de transferências
Como resumir o início de temporada parisiense? Dominante na Ligue 1, inofensivo na Liga dos Campeões? Atualmente em 25º lugar, logo atrás do Real, o PSG estaria eliminado se a fase de grupos terminasse agora.
E pensar que tudo começou bem no primeiro jogo, com uma vitória por 1-0 frente ao Girona, apesar de uma enorme falta de eficácia. Mas a seguir foi outra história… Depois de perder contra o Arsenal (2-0), o Paris Saint-Germain não conseguiu vencer o PSV em casa (1-1) e perdeu nos dois jogos seguintes (1-2 contra o Atlético e 1-0 contra o Bayern).
Sem um finalizador eficaz, o PSG não consegue converter as suas oportunidades e isso reflete-se nos números.
Com 3 derrotas em 5 jogos, o clube da capital francesa encontra-se numa posição delicada. Ainda assim, os especialistas acreditam que Luis Enrique e seus jogadores têm capacidade para se qualificarem para os playoffs, com um calendário menos exigente no final. Primeiro, o PSG desloca-se a Salzburgo amanhã, onde será obrigatório conquistar os 3 pontos.
Depois, enfrentará um jogo bem mais complicado, contra o Manchester City no Parc des Princes, no dia 22 de janeiro de 2025. Por fim, o PSG visitará o Stuttgart. Se conseguir pelo menos 6 pontos, o PSG deverá garantir a vaga nos playoffs. Essas partidas, assim como todas as da competição, serão acompanhadas no nosso Livescore da Liga dos Campeões ao vivo!
O RB Leipzig no fundo do poço
Não sendo um favorito nem um outsider, o RasenBallsport Leipzig habituou-nos a desempenhos muito melhores na Liga dos Campeões. Frequentemente chegando aos oitavos ou até mais longe, o clube alemão parece estar praticamente eliminado da competição.
Atualmente em 34º lugar (num total de 36), André Silva e seus colegas apresentam um desempenho catastrófico: 5 derrotas em 5 jogos, com 10 golos sofridos. Estão a 6 pontos do Real Madrid, último qualificado para os playoffs, e a 10 do Mónaco, ocupante da última vaga para os oitavos de final, tornando esta meta inatingível.
Após derrotas contra Atlético (2-1), Juventus (2-3), Liverpool (0-1), Celtic Glasgow (3-1) e Inter Milão (1-0), o Leipzig tem ainda um calendário difícil: receção ao Aston Villa e ao Sporting antes de fechar a fase com uma deslocação ao Sturm Graz, que parece ser a única oportunidade de somar pontos e evitar a humilhação.