Jogos Olímpicos de 2028: Los Angeles acolhe cinco novos desportos
por Matheus Oliveira | por Matheus Oliveira
Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles
Em Paris, vimos a estreia do Breaking (conhecido como break dance), e em 2028, haverá ainda mais novidades confirmadas.
Enquanto apenas um desporto fez a sua estreia na capital francesa, em 2028, cinco novos desportos farão parte dos Jogos na cidade dos anjos. Vamos descobrir quais são. Não deixe de ver nossas previsões desportivas!
Cinco novos desportos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles
Foi confirmado que nada menos do que cinco novos desportos estarão presentes nos próximos Jogos de verão, a realizar em Los Angeles, EUA, em 2028. Os cinco desportos são os seguintes:
Críquete T20
Pela primeira vez, o Críquete fará parte dos Jogos Olímpicos. Um formato mais rápido do jogo, conhecido como T20, tem-se tornado cada vez mais popular no mundo do críquete nas últimas décadas, ao ponto de haver agora apetite suficiente para integrá-lo no maior e mais diversificado evento desportivo do mundo.
O que é o Críquete T20?
O Críquete T20 é uma variante do críquete que consiste em 40 "overs", jogados por duas equipas de 11 jogadores. Cada equipa tem 20 "overs" para bater. Um "over" consiste em seis bolas. Uma equipa bate durante 20 "overs" (ou até que todos os batedores sejam eliminados) enquanto a outra equipa lança e defende. Depois trocam. A equipa com mais "runs" no final do jogo vence.
Squash
Pela primeira vez, o Squash integrará um evento desportivo de alto nível nos Jogos Olímpicos. Já parte dos Jogos da Commonwealth e dos Jogos Asiáticos, em 2028, o Squash também fará parte das Olimpíadas.
O que é o Squash?
O Squash é um desporto de raquete jogado por dois jogadores num campo, semelhante ao do badminton. No entanto, ao contrário do badminton, o campo é cercado por quatro paredes. O objetivo é acertar a bola contra a parede frontal antes que ela toque no chão, podendo usar qualquer uma das outras paredes. O primeiro jogador a atingir 11 pontos, com uma margem de dois pontos, vence.
Flag football
Outro desporto que fará a sua estreia olímpica em 2028 é o flag football. Popular nos EUA, o flag football será visto por uma audiência mais ampla, após a sua confirmação no programa de Los Angeles.
O que é o flag football?
O flag football é uma variante do futebol americano. Ao invés de derrubar o portador da bola ao chão, o objetivo é remover as bandeiras do cinturão do adversário. Nos Jogos Olímpicos, as partidas terão duas partes de 20 minutos cada, perfazendo um total de 40 minutos.
Lacrosse
Outro desporto que regressará após uma longa ausência é o Lacrosse. Este desporto já fez parte de seis edições olímpicas, entre 1904 e 1948. Pela primeira vez em 80 anos, o Lacrosse estará de volta aos Jogos.
O que é o Lacrosse?
O Lacrosse é um desporto de contacto em equipa, onde os jogadores usam um stick para transportar, passar e atirar a bola em direção à baliza adversária. Em 2028, veremos a versão Lacrosse Sixes, jogada ao ar livre com equipas de seis jogadores em campo.
Basebol
Ao contrário do Críquete T20, o basebol já foi parte dos Jogos Olímpicos, mas foi removido após os Jogos de 2020. No entanto, depois de não estar presente em 2024, o basebol voltará em 2028, o que não é surpreendente, dado o seu grande sucesso nos EUA.
O que podemos esperar dos novos desportos nos Jogos Olímpicos de 2028?
Para começar, mais desportos significam maior variedade e emoção. Com cinco novas modalidades, haverá ainda mais drama em Los Angeles, o que poderá fazer dos Jogos Olímpicos de 2028 os melhores de sempre. Que comece a contagem decrescente!