Ténis: Uma primeira ronda muito surpreendente em Miami
por Armando | por Claudio Ferreira

Arnaldi quer deixar o seu cunho pessoal
Este ano, para além dos cabeças-de-série que estarão presentes, há outros participantes, nos quais está incluído o português Nuno Borges (enfrenta o belga Zizou Bergs na 1ª eliminatória), que devem atrair as atenções nas primeiras rondas deste torneio, bem como nos seus próximos prognósticos de Ténis. Vários jogadores poderão deixar a sua marca no período inicial e confirmar o seu estatuto de "outsiders".
O primeiro e mais relevante é o italiano Matteo Arnaldi. O jogador de 24 anos está de regresso ao torneio de Miami, onde esteve a bom nível no ano passado, vencendo as três primeiras rondas, atingindo os oitavos de final. Em particular, conseguiu algumas vitórias soberbas face a adversários teoricamente favoritos, como o francês Arthur Fils, o cabeça de série Alexander Bublik e o canadiano Denis Shapovalov, em jogos que duraram, efetivamente, apenas 2 sets.
O italiano, que deverá recordar o sucesso de 2024 como motivação, chegará certamente a solo americano confiante, tentando repetir o êxito na primeira ronda. Para além disso, este atleta participou no Masters 1000 de Indian Wells na semana passada, prova em que venceu as duas primeiras rondas com facilidade diante de Aleksandar Kovacevic (79º do ranking mundial) e de Rublev, surpreendendo o número 9 do mundo. Ele também tinha conseguido passar da primeira ronda em Dallas e em Delray Beach... O seu primeiro opositor, o chinês Yibing Wu, está ao seu alcance, mas na segunda ronda poderá encontrar o cabeça de série Tomas Machac e superar-se, afirmando-se como "outsider".
Reilly Opelka: a observar
De seguida, veremos se o americano Reilly Opelka aproveita o seu regresso aos courts para tentar a sua sorte, mantendo-se durante mais tempo neste torneio, apimentando os seus prognósticos ATP Miami. Depois de ter estado afastado dos campos de ténis em 2023, o atleta de 27 anos jogou pouco em 2024 e está a tentar voltar à ribalta este ano. No seu primeiro torneio da época, supreendeu pela positiva em Brisbane, alcançando 4 vitórias consecutivas. Foram triunfos inesperados face aos melhores jogadores, pois conseguiu ultrapassar o número 5 do mundo, Novak Djokovic, em 2 sets nos quartos de final, e depois Giovanni Mpetshi Perricard, chegando à final.
O americano acabou por desistir na partida decisiva com Jiri Lehecka, mas teve um regresso bem sucedido e mostrou que pode ser uma força a ter em conta nos grandes torneios. Vencedor nas duas primeiras rondas em Dallas mais recentemente, deverá estar ansioso por redescobrir a forma desportiva através da qual se impôs nesta superfície. Se conseguir vencer o seu encontro da primeira ronda perante o compatriota Christopher Eubanks, poderá derrotar o cabeça de série número 11, Holger Rune, rubricando uma surpresa.
Gaël Monfils ainda está na corrida?
Há um tenista francês que também alberga o estatuto de "outsider" neste Masters 1000 - Gaël Monfils, de 38 anos. Se apenas um nome pudesse definir a palavra "outsider", seria certamente o do gaulês. Determinado em cada um dos seus jogos, dá o seu melhor até ao fim e consegue muitas vezes surpreender. Na semana passada, no Masters 1000 de Indian Wells, o francês venceu sem problemas a primeira ronda perante Jan-Lennard Struff, evidenciando depois a sua motivação diante do jogador local Sebastian Korda, 25º do ranking mundial, ao vencer o duelo por 7:6 (7-2) e 7:6 (7-4).
Consequentemente, perdeu nos oitavos de final face ao jogador do top 15 Grigor Dimitrov, mas esteve perto da vitória, num encontro equilibrado, decidido em 3 sets. Vencedor do torneio de Auckland em piso duro no início do ano, Gaël Monfils também ganhou nas primeiras 3 rondas do Open da Austrália, ultrapassando o número 4 mundial Taylor Fritz. Triunfou igualmente nas duas primeiras eliminatórias do Masters 1000 de Miami do ano passado... Estes resultados, mais do que encorajadores, deverão permitir-lhe ganhar nas duas primeiras rondas deste torneio. E é sobretudo na segunda eliminatória que ele poderá mostrar toda a sua motivação face ao checo Jiri Lehecka.
João Fonseca, a pepita do momento
Finalmente, o brasileiro João Fonseca, de 18 anos, deverá estar igualmente no centro das atenções nas primeiras rondas desta competição. Descrito como a nova pepita do ténis masculino, o brasileiro fez furor ao conquistar o título do ATP Next Gen Finals no final da temporada passada, superando o americano Learner Tien. Este título deu-lhe asas e começou a sua época de 2025 com a conquista do título no Challenger de Camberra.
A sua vitória na primeira ronda do Grand Slam do Open da Austrália perante o jogador do top 10 Andrey Rublev também lhe deve ter dado muita confiança para continuar a sua caminhada diante dos melhores jogadores da atualidade. Mais recentemente, na terra batida de Buenos Aires, o jovem jogador ganhou o primeiro torneio ATP da sua carreira diante do local Francisco Cerundolo, 24º do ranking mundial, que era fortemente favorecido.
João Fonseca tem jogado um ténis soberbo nas últimas semanas.
Depois de ter ganho o seu jogo da primeira ronda em Indian Wells na semana passada, mas de ter perdido face a Jack Draper na segunda ronda, o brasileiro parece ter redescoberto a sua boa forma desportiva no Phoenix Challenger há alguns dias, prova em que ganhou o título perante Alexander Bublik.
O bom início de época, tanto em terra batida como em piso duro, deve dar-lhe esperanças de uma boa prestação neste Masters 1000 de Miami. E tem no seu encalce um adversário que conhece bem, depois de o ter vencido na final do ATP Next Gen Finals, Learner Tien, que reencontra na 1ª ronda e que deve conseguir vencer novamente para então enfrentar Ugo Humbert, atleta do top 20, na 2ª eliminatória.
Deveremos assistir a excelentes desempenhos por parte destes jogadores na primeira ronda, eles que são apontados como "outsiders" e que deverão continuar as suas aventuras bem para além da eliminatória inicial, juntando-se aos jogadores mais competentes e aos cabeças de série.