ATP Finals: Qual será o pódio final do ranking ATP 2024?
por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira
ATP Finals: Jannik Sinner garante o primeiro lugar ao final da temporada 2024
Jannik Sinner teve uma temporada extraordinária em 2024! E ele é o grande favorito nas previsões para as ATP Finals. Livre dos problemas físicos que o condicionaram nos primeiros anos no circuito, o italiano finalmente pôde mostrar todo o seu talento sem limitações.
Vencedor do Open da Austrália no início da temporada, o seu primeiro Grand Slam, o tenista italiano manteve a boa forma nos primeiros meses do ano, com 25 vitórias nos primeiros 26 jogos. Líder mundial desde 10 de junho, Sinner permaneceu no topo, vencendo 7 torneios na temporada, incluindo o US Open, em Nova Iorque.
Campeão também no Masters 1000 de Xangai no mês passado, Sinner chega como favorito absoluto a estas ATP Finals, onde jogará em casa, no Pala Alpitour, e sem a pressão de ter de lutar para manter o seu lugar de líder mundial.
Zverev vs. Alcaraz: Quem será o segundo classificado atrás de Jannik Sinner?
Atrás de Sinner, o top 3 ainda está por definir. Atualmente em segundo lugar ao início das ATP Finals 2024, Alexander Zverev está bem posicionado para terminar o ano como o segundo do ranking ATP. Com mais de 500 pontos de vantagem sobre Alcaraz, o alemão tem alguma margem para segurar a sua posição.
No entanto, com os 1.500 pontos em disputa para o vencedor do torneio (com um mínimo de 1.300 pontos para o campeão), Zverev precisa de chegar à final para assegurar o segundo lugar atrás de Sinner. Vindo de uma vitória no Masters 1000 de Paris Bercy há poucos dias, Zverev chega a Itália em grande forma, determinado a conquistar o título nas ATP Finals, um torneio que já venceu por duas vezes.
Assim, a segunda posição dependerá de uma batalha entre Zverev e Alcaraz, que ficaram no mesmo grupo.
E justamente, o sorteio colocou no mesmo grupo o seu adversário pelo 2.º lugar no ranking ATP, Carlos Alcaraz. O espanhol terá muito provavelmente de vencer o torneio para ter mais hipóteses de ultrapassar o alemão.
Carlos Alcaraz, por sua vez, provavelmente precisará vencer o torneio para ter uma chance de ultrapassar Zverev. Campeão de Roland Garros e de Wimbledon esta temporada, o número 3 mundial mostrou alguma quebra física em Paris Bercy, onde foi eliminado nos oitavos de final. No entanto, depois de uma boa campanha na tourné asiática em outubro (com vitória em Pequim), Alcaraz poderá acreditar nas suas possibilidades, desde que o alemão não chegue à final.
Quais são os cenários possíveis para o segundo lugar?
Zverev tem o destino nas próprias mãos para manter a segunda posição. Com 505 pontos de vantagem sobre Alcaraz, uma presença na final garantirá ao alemão o segundo lugar no ranking ATP de 2024. Contudo, se Zverev não alcançar a final, ficará dependente dos resultados do espanhol.
Uma vitória de Alcaraz nas ATP Finals, combinada com uma derrota de Zverev antes da final, permitiria ao espanhol alcançar o segundo lugar no ranking.
Uma vitória de Zverev sobre Alcaraz, Casper Ruud ou Andrey Rublev na fase de grupos obrigaria Alcaraz a chegar, no mínimo, à final para ainda ter hipóteses.
Os cenários variam, mas Alcaraz terá de estar presente no domingo, 17 de novembro, na final do Pala Alpitour!
ATP Finals 2024: Outros objetivos em disputa?
Pela primeira vez desde 2001, nenhum membro do famoso Big Three (Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic) estará presente nas ATP Finals. O sérvio, lesionado, desistiu desta última prova da temporada, perdendo assim os pontos da vitória na edição passada.
Assim, o campeão olímpico estará em risco de sair do top 8 ATP antes do próximo Open da Austrália, caso jogadores como Casper Ruud ou Alex De Minaur, que se estreia, consigam bons resultados.
Entre outros objetivos, as posições entre o 5.º e o 9.º lugar no ranking mundial ainda estão em disputa, com Taylor Fritz, Casper Ruud, Alex De Minaur e Andrey Rublev a dependerem dos resultados das suas partidas na fase de grupos para definir as suas posições.
ATP Finals: A composição dos grupos para a edição de 2024
Grupo Ilie Nastase:
- Jannik Sinner
- Daniil Medvedev
- Taylor Fritz
- Alex De Minaur
Grupo John Newcombe:
- Alexander Zverev
- Carlos Alcaraz
- Casper Ruud
- Andrey Rublev
A distribuição de pontos ATP nas ATP Finals 2024
- Vitória num jogo da fase de grupos: 200 pontos
- Vitória na semifinal: 400 pontos
- Vitória na final: 500 pontos
Assim, o campeão poderá ganhar um total de 1.500 pontos, caso vença todos os jogos das ATP Finals (600 pontos por três vitórias na fase de grupos, 400 pontos na semifinal e 500 pontos na final).
Ranking ATP antes do torneio:
- Jannik Sinner - 11.330 pontos
- Alexander Zverev - 7.715 pontos
- Carlos Alcaraz - 7.210 pontos
- Daniil Medvedev - 5.230 pontos
- Novak Djokovic (ausente) - 5.210 pontos
- Taylor Fritz - 4.300 pontos
- Casper Ruud - 3.855 pontos
- Alex De Minaur - 3.745 pontos
- Andrey Rublev - 3.720 pontos
ATP Finals 2024: Os vencedores das últimas 10 edições
- 2023: Novak Djokovic
- 2022: Novak Djokovic
- 2021: Alexander Zverev
- 2020: Daniil Medvedev
- 2019: Stefanos Tsitsipas
- 2018: Alexander Zverev
- 2017: Grigor Dimitrov
- 2016: Andy Murray
- 2015: Novak Djokovic
- 2014: Novak Djokovic