Seja responsável, jogue com moderação | 18+

A nossa opinião sobre a NBA Cup 2024: tudo sobre esta grande final

por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira

image A nossa opinião sobre a NBA Cup 2024: tudo sobre esta grande final
A Taça NBA, que foi introduzida no calendário americano no ano passado, está concebida para dinamizar o programa da fase regular, oferecendo um novo e excitante modelo competitivo. E o alinhamento da final de 2024 já está estabelecido: Milwaukee Bucks vs Oklahoma City Thunder! O jogo realizar-se-á na noite de terça para quarta-feira, à 1h30, hora portuguesa. Um duelo que coloca frente a frente duas equipas com trajetos muito diferentes até agora na presente temporada.

O que é a NBA Cup?

Há vários anos que a NBA procurava modificar o seu calendário de forma dinâmica, principalmente para tornar a primeira parte da fase regular mais atrativa durante os meses de novembro e dezembro. Esse projeto concretizou-se com o lançamento da Taça NBA na temporada de 2023/24. Trata-se de uma segunda competição a meio da época que complementa o campeonato, à semelhança da taça nacional na cultura desportiva europeia. Os jogos da Taça NBA (ou NBA Cup) são disputados em recintos especialmente concebidos para a competição, com pisos de cores vivas que conferem uma envolvência única, direcionada para o espetáculo.

A Taça NBA tem um formato composto por vários períodos. O torneio começa com uma fase de grupos, composta por seis grupos no total: três grupos de cinco equipas por cada Conferência. Cada franquia efetua quatro jogos, divididos em dois embates em casa e dois encontros fora de portas. Estes jogos são disputados às terças e sextas-feiras e contam tanto para a classificação da Taça NBA, como para a classificação da fase regular (exceto a final), o que aumenta a importância de cada partida.

Depois dos Lakers no ano passado, que emblema vai levantar o troféu? Os Bucks ou os Thunder?

No final da fase de grupos, os vencedores e os melhores segundos classificados de cada conferência avançam rumo aos quartos de final. As quatro melhores franquias da fase de grupos disputam os quartos de final em casa. As quatro equipas vencedoras desses encontros qualificam-se para a Final Four em Las Vegas, onde se realizam as meias-finais e a grande final. Cada jogador da equipa vencedora recebe um prémio excecional de 500000 dólares.

Na primeira edição, realizada na época passada, os Los Angeles Lakers ganharam a prova ao vencerem os Indiana Pacers na final, conquistando assim a primeira NBA Cup de sempre. LeBron James foi nomeado MVP da competição inaugural. Esta segunda edição da final permite fazer uma pausa nos clássicos confrontos da fase regular e apimentar um pouco mais os seus prognósticos NBA.

Final da Taça NBA 2024: Showtime entre Milwaukee Bucks e Oklahoma City Thunder!

Apostas Final da Taça NBA 2024

Os OKC atravessam grande momento

Os Thunder arrancaram muito bem a temporada, ocupando o 1º lugar da Conferência Oeste com um registo impressionante de 20 vitórias e somente 5 derrotas! Este início de época excecional é ainda mais notável devido à ausência prolongada de Chet Holmgren, claramente o segundo jogador mais influente da franquia. No entanto, a equipa de Mark Daigneault conseguiu superar esta perda graças à sua profundidade de banco, rubricando belas exibições.

No centro desse sucesso está Shai Gilgeous-Alexander, cujo desempenho individual fala por si mesmo. Com uma média de 30,3 pontos marcados por partida este ano, para não falar de outras estatísticas sensacionais, o base dos Thunder estabeleceu-se como um dos atletas mais competentes da prova e um sério candidato ao prémio MVP. A sua capacidade de ser fiável e consistente quase todas as noites é um fator importante para a atual forma desportiva dos OKC. 

O caminho de Oklahoma City para a final da Taça da NBA não foi dos mais fáceis de executar... Para se qualificar, a equipa começou por ficar no topo de um grupo difícil que incluía os Suns, os Lakers, os Spurs e os Jazz. Esta série de adversários fortes continuou nos quartos de final, quando os Thunder venceram os Mavs, liderados por Luka Doncic e Kyrie Irving. Nas meias-finais, os líderes da Conferência Oeste continuaram a vencer, superando os Rockets, apurando-se para a final da Taça da NBA! Este troféu compensaria de forma positiva o excelente início de campanha da equipa.

Os Bucks estão melhor depois de um arranque atribulado

Ao contrário do conjunto de Oklahoma City, que rubricou início de época fulgurante, a formação de Milwaukee teve um começo calamitoso, com apenas 2 vitórias e 8 derrotas nos primeiros 10 desafios. Foi uma fase inicial que deixou muitos analistas incrédulos e cépticos em relação às possibilidades da equipa para esta temporada. No entanto, a tendência inverteu-se rapidamente à medida que os Bucks encontraram o seu ritmo e ganharam 12 dos seus últimos 15 compromissos.

Com um registo positivo de 14 vitórias e 11 derrotas, a equipa subiu ao sexto lugar da Conferência Este e quer agora capitalizar esta dinâmica. A recuperação dos homens de Doc Rivers deve-se em grande parte ao contributo excecional de Giannis Antetokounmpo. O grego, bem acompanhado por atletas como Damian Lillard e Brook Lopez, assinala estatísticas impressionantes: 32,7 pontos, 11,5 ressaltos e 6,1 assistências por encontro - um início de temporada simplesmente monstruoso! A sua capacidade de dominar todas as noites, seja qual for o adversário, faz dele igualmente um sério candidato ao prémio de MVP.

Para chegar à final da Taça da NBA, a turma de Milwaukee terminou no topo de um grupo considerado bastante acessível, composto pelos Pistons, os Heat, os Raptors e os Pacers. A equipa de Giannis Antetokounmpo venceu todos os seus duelos, sem poupar esforços.Nos quartos de final, derrotou os Magic, antes de vencer os Hawks nas meias-finais, em Las Vegas. A conquista da Taça da NBA seria um verdadeiro símbolo do regresso à boa forma desportiva dos Bucks, dando esperança renovada a uma franquia que aspira recuperar o seu estatuto de candidata ao anel mais desejado em solo americano.