Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Um Portugal de futuro diante de uma Croácia focada no presente

por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira

image Um Portugal de futuro diante de uma Croácia focada no presente
A última jornada da Liga das Nações pouco conta para Portugal, que na jornada anterior não só assegurou o apuramento quanto o primeiro lugar do grupo, projetando a Seleção das Quinas como cabeça de série para o sorteio dos quartos de finais. No entanto, este jogo ainda conta para a Croácia, uma das melhores seleções da última década, à qual um ponto basta para garantir o apuramento… Mas talvez nem precise, dependendo daquilo que a Escócia consiga frente à Polonia, à mesma hora.

Portugal na Croácia após vitoria contundente frente à Polónia

À partida para esta janela de jogos de seleções, com as duas derradeiras jornadas da Liga das Nações 2024-2025, Portugal apenas precisava de 1 ponto para garantir o apuramento para a próxima fase. E bastou o primeiro dos dois encontros para os pupilos de Roberto Martinez conseguirem não só esse objetivo, como também garantir o primeiro lugar do Grupo A1. O que confirma as odds da Liga das Nações.

Uma situação conquistada à custa da seleção da Polonia, no estádio do Dragão, através de um resultado contundente de 5 a 1. Depois de uma primeira parte especialmente aborrecida do ponto de vista luso, mas particularmente bem executada do ponto de vista polaco, ambas as equipas recolheram aos balneários com o marcador em branco.

Portugal garantiu o primeiro lugar do Grupo A1 da Liga das Nações

Mas tudo mudou na 2.ª parte, com destaque especial para Vitinha, que entrou ao intervalo para o lugar do jovem João Neves, que deu muito mais controlo de jogo à equipa lusa. O jogo mudou completamente e o resultado final foi de 5 a 1 a favor da Seleção Nacional. Verdade seja dita, o resultado começou a ser fabrica através dos rasgos individuais acima de tudo… Mas de facto, o rendimento foi outro.

Primeiro foi Rafael Leão a rasgar completamente a seleção polaca com uma corrida de 80 metros, apoiando-se nos últimos metros em Nuno Mendes que lhe devolveu a bola com um excelente cruzamento, para uma cabeçada fulminante do avançando do Milan. Depois foi a vez de Cristiano Ronaldo de grande penalidade, antes de Bruno Fernandes, progredindo totalmente livre no meio-campo polaco, chutou do meio da rua fazendo um golo memorável. O quarto golo foi de Pedro Neto e Cristiano Ronaldo ainda foi a tempo de realizar uma obra de arte, de bicicleta.

Croácia vs Portugal: Seleção Nacional sem pesos pesados, mas cheia de talento

Croácia vs Portugal: Seleção Nacional sem pesos pesados, mas cheia de talento

Com os principais objetivos cumpridos, resta à Seleção das Quinas cumprir calendário. Perante esta situação, Roberto Martinez escolheu dispensar os pesos pesado logo após a partida frente à Polonia. Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e Bruno Fernandes voltaram para casa, sem Pedro Neto que se vem afirmando cada vez mais na asa esquerda do ataque luso e que contribuiu com um excelente golo. Algo que nem por isso afeta a nossa previsão do Croácia-Portugal.

Com Ruben Dias, lesionado, a não ter sido convocado, para além de Palhinha que foi finalmente dispensado após ser convocado (também por questões físicas), pode-se mesmo dizer que Portugal se vai apresentar em Split sem a espinha dorsal. Contudo, talento não vai faltar à equipa de Roberto Martinez, que até convocou dois jogadores que se encontravam ao serviço da Seleção de sub21, para compensar os quatro elementos dispensados do encontro com a Croácia.

Geovany Quenda pode tornar-se o mais jovem jogador da história da Seleção AA'

Rui Jorge viu assim partir Fábio Silva, avançado do Las Palmas, e Geovany Quenda que já havia sido convocado e que se poderá finalmente se estrear com o equipamento principal da Seleção. Caso venha a confirmar-se a presença do jovem extremo de 17 anos em campo, o recorde de precocidade ao serviço da equipa AA da Seleção Nacional de Paulo Futre será batido.

Sem muitos dos elementos mais utilizados pelo Selecionador Nacional, ha muita curiosidade para ver o onze inicial de Portugal. Começando pelo ponta de lança, uma vez que o único avançado centro disponível é Fabio Silva, que foi chamado à última hora com já adiantamos. Será mesma para ir a jogo ou apenas foi convocado para compensar as saídas na preparação deste ultimo encontro da fase de grupo da Liga das Nações.

O possível onze de Portugal frente à Croácia

Segue o onze que a redação da Sportytrader gostaria de ver em campo para este encontro com a Croácia. Alertamos que não se trata do onze provável de Portugal frente à Croácia, até porque nos parece quase impossível antecipar o mesmo, perante todas as ausências e com uma única unidade para a posição de ponta de lança que, além disso, nunca tinha sido antes convocada. Este é um misto entre aquilo que gostaríamos de ver em campo e aquilo que poderá ser a visão de Roberto Martinez.

  • Diogo Costa
  • Nélson Semedo, António Silva, Renato Veiga, Cancelo
  • João Neves, Vitinha, Otavio
  • Francisco Conceição, João Félix, Rafael Leão

Este onze poderia ser valido ser Roberto Martinez mantivesse mesmo o 4-4-3 habitual. Digo Costa na baliza parece intocável, Com Nelson Semedo a ter sido convocado, é provável que faça parte desta equipa titular, enquanto escolhemos manter António Silva no eixo da defesa, por também acharmos que é exatamente aquilo que fará o Selecionador Nacional. Por vários motivos.

Trata-se de um dos centrais de maior confiança do técnico espanhol, não está desgastado pela temporada, tendo perdido a titularidade no Benfica para Tomas Araújo (que seria a nossa escolha para esta jogo). Por outro lado, já se viu várias vezes Roberto Martinez optar por certos elementos para lhes dar ânimo. Renato Veiga, que também carece de tempo de jogo no Chelsea e cujo rendimento é muito satisfatório ao serviço da Seleção, é a nossa escolha.

Caso Semedo seja mesmo aposta à direita, o lado esquerdo devera ser de João Cancelo, uma vez que Nuno Mendes é um jogador propício a lesões, tendo a ocasião de descansar. Por outro lado, Nuno Tavares joga mais num sistema de 5 elementos atrás, mas poderá ser lançado no decorrer do jogo.

Maiores dúvidas estão na defesa e na frente de ataque

No meio-campo, João Neves deve ser novamente titular, apesar de um jogo menos conseguido diante da Polónia, se bem que nenhum elemento do meio-campo tenha ajudado o médio do PSG. A seu lado, apostamos no sue companheiro de clube, Vitinha, após mais uma excelente exibição no último jogo. Na ausência de Bruno Fernandes e de Bernardo Silva, Otavio pode perfeitamente ser a terceira unidade do meio-campo.

Na frente, com Francisco Conceição deve ser titular no lado direito, ele que tem estado em grande ao serviço da Juventus. Se preferimos ver João Félix pelo meio, tem muitas mais vezes sido opção a partida da esquerda e teríamos muita curiosidade em ver Rafael Leão no meio do tridente ofensivo. Não ha dúvida de que é um jogador de corredor, mas nos primeiros passos da carreira foi projetado como um futuro número 9 de qualidade. O seu último golo diz-nos isso mesmo.

A solução seria também inverter Leão e Félix, ou até a entrada de Trincão na equação, mas opção adiantada não passa mesmo da nossa vontade em ver este tridente em ação. Roberto Martinez também poderá querer ver em ação outro esquema tático, num 3-4-3 e não no causaria qualquer espanto. No entanto, vários outros jogadores teriam uma palavra a dizer para entre nesse tipo de esquema inicial.

Informações importantes Croácia-Portugal

  • Transmissão na TV: RTP 1 / Sport TV 1
  • Hora: 19h45 (segunda-feira, 18 de novembro de 2024)
  • Estádio: Stadion Poljud (Split, Croácia)
  • Árbitro: Davide Massa (italiano)
  • Comentário ao vivo: Croácia-Portugal em direto