Futebol italiano está de volta?
por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira
Metade dos semifinalistas europeus são italianos
O estilo italiano voltou a estar na moda. Apesar de Roma de Mourinho ter vencido a primeira edição da Liga Conferência (2021-2022), a seca transalpina dura há 12 anos na Liga dos Campeões e há 23 na atual Liga Europa - antiga Taça UEFA -; mas, com a época 2022-2023 a aproximar-se do momento das decisões, as três provas europeias têm cinco emblemas italianos nas meias-finais: Inter e AC Milan na Liga dos Campeões, Juventus e Roma na Liga Europa e Fiorentina na Liga Conferência - ou seja, quase metade dos semifinalistas são da Serie A italliana. Este parece ser o ano do Calcio no cenário internacional e apostar num vencedor italiano, numa das provas, seria bastante interessante, nomeadamente ao aproveitar um dos melhores bónus das casas de apostas do momento.
Aliás, a última vez que uma equipa italiana ganhou a Liga dos Campeões foi em 2009-2010, quando o Inter de Milão de José Mourinho bateu os alemães do Bayern de Munique, por 2-0, em Madrid. Desde aí o melhor registo de um emblema transalpino, mais precisamente a Juventus, foi a presença em duas finais: 2014-2015 e 2016-2017. Já no caso da Liga Europa, o Parma venceu a antiga Taça UEFA, em 1998-2099, impondo-se então aos franceses do Marseille, por 3-0, conseguindo desde aí apenas a participação numa final, em 2019-2020, perdida pelo Inter contra o Sevilla (3-2).
Aposte na Série A com a Betclic
Itália, o carrasco de Portugal
E foi à custa de equipas portuguesas que três dos cinco semifinalistas italianos conseguiram o apuramento. Na Liga dos Campeões, o Inter de Milão afastou o FC Porto (1-0 e 0-0) nos oitavos-de-final e o Benfica (0-2 e 3-3) nos quartos-de-final. Os nerazzurri irão agora defrontar o rival AC Milan, do português Rafael Leão, pelo que é certa a presença de uma equipa transalpina na final de Istambul. Já na Liga Europa, a Juventus bateu o Sporting (1-0 e 1-1), enquanto na Liga Conferência a Fiorentina derrotou o Sporting de Braga (0-4 e 3-2) no play-off de acesso à fase de grupos.
Como consequência destes resultados negativos nas competições europeias esta temporada, Portugal já foi ultrapassado pelos Países Baixos no ranking da UEFA, caindo para o sétimo lugar e perdendo assim uma vaga na Liga dos Campeões a partir da temporada 2024-2025 (só o campeão nacional terá acesso direto à fase de grupos, enquanto o vice-campeão será obrigado a disputar a terceira pré-eliminatória) - e a culpa é, em boa medida, do regresso do estilo italiano, cuja versão 2022-2023 tem dominado claramente a cena europeia. O Calcio está de volta!