Fase de grupos da Liga das Nações e eliminatórias da Taça das Nações Africanas: os resultados da pausa internacional!
por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira
Liga das Nações: resultados da Liga A
Desde setembro que o nosso prognóstico da Liga das Nações tem estado no centro da atualidade do futebol. Para certos adeptos, houveram demasiadas pausas internacionais, mas para os apaixonados pela Seleção das Quinas houve muito para celebrar, a espaços, como por exemplo na primeira parte do encontro efetuado em casa diante da Polónia (5-1).
Recordemos que esta edição da Liga das Nações é disputada num novo formato. No antigo modelo, apenas os primeiros classificados de cada grupo seguiam em frente, diretamente para final-four. Agora, os segundos classificados terão também a possibilidade de levantar o troféu com a introdução dos quartos de final da competição.Anteriormente os segundos e terceiros colocados não competiam mais depois da fase de grupos, seno que agora até os terceiros classificados precisam de defrontar um dos segundos classificados da Liga B para se manterem no principal escalão da Liga das Nações!
A fase de grupos terminou e o resto da prova irá decorrer em março. Descubra abaixo que nações se qualificaram para os quartos de final, quais as seleções que terminaram no terceiro lugar e que disputarão o Playoff de manutenção/subida, assim como quais as formações que terminaram no último lugar em cada grupo e foram oficialmente despromovidas à Liga B.
Qualificaram-se para os quartos de final
- Grupo 1: Portugal e Croácia
- Grupo 2: França e Itália
- Grupo 3: Alemanha e Países Baixos
- Grupo 4: Espanha e Dinamarca
Vão jogar a eliminatória para se manterem na Liga A
- Escócia
- Bélgica
- Hungria
- Sérvia
São despromovidas à Liga B
- Polónia
- Israel
- Bósnia-Herzegovina
- Suíça
Ao conquistar o primeiro lugar do grupo na penúltima jornada, Portugal irá defrontar Dinamarca, Itália ou Países Baixos. Será o sorteio a ditar a oponente da Seleção das Quinas. Todas estas nações têm imensa qualidade, pelo que a tarefa da turma comandada por Roberto Martínez será tudo menos fácil.
No final, não houve grandes surpresas nos resultados, para além do último lugar ocupado pela talentosa Suíça no seu grupo, que é certo que era difícil, mas esperava-se muito mais depois de um Euro 2024 muito bem sucedido.
Liga das Nações: e as outras três divisões?
Não é só a Liga A que conta nesta Liga das Nações! Este torneio coloca seleções menos competentes igualmente no centro das atenções e permite-lhes enfrentar as maiores nações no futuro. Veja abaixo os resultados das Ligas B, C e D.
Liga B
Na Liga B, os primeiros classificados sobem diretamente rumo à primeira divisão, enquanto os segundos classificados defrontam os terceiros classificados da Liga A num play-off de manutenção/subida, batalhando por um lugar na primeira divisão. Os terceiros classificados defrontam os segundos classificados da Liga C para se manterem na segunda divisão, enquanto os últimos classificados de cada grupo são automaticamente relegados para a Liga C. Eis os resultados globais:
- No primeiro lugar: Chéquia, Inglaterra, Noruega e País de Gales
- Vão disputar um “play-off” de acesso à Liga A: Ucrânia, Grécia, Áustria e Turquia
- Vão realizar o “play-off” de manutenção: Geórgia, Irlanda, Eslovénia e Islândia
- Descem de divisão : Albânia, Finlândia, Cazaquistão e Montenegro
Liga C
Na Liga C, o princípio é semelhante ao que acaba de ser descrito para a segunda divisão no que toca aos dois primeiros lugares: há, deste modo, uma subida e um “play-off” de ascensão à Liga B. Contudo, os terceiros classificados não participam no “play-off”, garantido a manutenção automaticamente. Já os dois melhores quartos classificados, jogarão um play-off de manutenção/subida perante um país da Liga D, ao passo que os dois piores quartos colocados são oficialmente despromovidos. Eis os resultados de cada país:
- Subida: Suécia, Roménia, Irlanda do Norte e Macedónia do Norte
- Vão disputar um “play-off” de acesso à Liga B: Eslováquia, Kosovo, Bulgária e Arménia
- Permanecem na Liga C: Estónia, Chipre, Bielorrússia e Ilhas Faroé
- Efetuam um “play-off” de manutenção: Letónia e Luxemburgo
- Descem à Liga D: Azerbaijão e Lituânia
Liga D
Por último, a Liga D é a única que tem apenas 2 grupos (em vez de 4) e 3 participantes em cada um (em vez de 4). Aqui, os vencedores sobem diretamente, enquanto os segundos classificados têm a possibilidade de subir à Liga C num “play-off” com algumas seleções da divisão superior. Eis a situação atual:
- Sobem: San Marino e Moldávia
- Vão disputar o “play-off” de subida: Gibraltar e Malta
Quem são as 24 seleções que se apuraram para a Taça das Nações Africanas de 2025?
No continente africano, realizaram se no mesmo tempo os dois últimos jogos de apuramento rumo à Taça das Nações Africanas de 2025! Eis a lista das 24 seleções que se qualificaram para a competição, bem como as que não conseguiram garantir um bilhete para o torneio que se realizará em Marrocos.
Os países classificados
- Grupo A: União das Comores e Tunísia
- Grupo B: Marrocos e Gabão
- Grupo C: Egito e Botsuana
- Grupo D: Nigéria e Benin
- Grupo E: Argélia e Guiné Equatorial
- Grupo F: Angola e Sudão
- Grupo G: Zâmbia e Costa do Marfim
- Grupo H: República Democrática do Congo e Tanzânia
- Grupo J: Mali e Moçambique
- Grupo J: Camarões e Zimbabué
- Grupo K: África do Sul e Uganda
- Grupo L: Senegal e Burkina Faso
Fora da CAN 2025
- Grupo A: Gâmbia e Madagáscar
- Grupo B: Lesoto e República Centro-Africana
- Grupo C: Mauritânia e Cabo Verde
- Grupo D: Ruanda e Líbia
- Grupo E: Togo e Libéria
- Grupo F: República do Níger e Gana
- Grupo G: Serra Leoa e Chade
- Grupo H: Guiné e Etiópia
- Grupo J: Guiné-Bissau e Eswatini
- Grupo J: Quénia e Namíbia
- Grupo K: Congo e Sudão do Sul
- Grupo L: Malawi e Burundi
A grande surpresa foi a eliminação do Gana, que rubricou uma fase de grupos muito aquém do habitual, terminando no último lugar do Grupo F. A seleção de Mohammed Kudus era amplamente apontada como a primeira classificada... Destaque pela positiva para Angola e Moçambique, que têm passaporte rumo à CAN! De resto, os restantes “grandes” mantiveram a sua posição e irão viajar rumo a Marrocos em dezembro de 2025.