Liga das Nações: o que está em jogo nas duas últimas jornadas?
por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira
Grupo 1: A Croácia para acompanhar Portugal?
Começando pelo Grupo 1 da Liga das Nações A, composto pelas seleções da Escócia, da Polónia, da Croácia, e claro, de Portugal. Estas duas ultimas estão em vantagem na corrida, estando muito próximas de confirmar a presença nos quartos de final.
No caso da Seleção das Quinas, líder isolada com 10 pontos e com mais 6 que o atual terceiro classificado, basta um ponto para garantir a presença nas fases finais da competição. Com um ponto, Portugal passaria sempre como um dos primeiros classificados.
Recorde que nas primeiras edições da Nations League, apenas o primeiro classificado seguia em frente para disputar a Final Four (maias-finais), sendo que com este atual formato, temos primeiro os quartos de final, com duas equipas classificadas em cada grupo. E no caso presente, quem é que vai ganhar a segunda vaga?
Antes da 5.ª jornada a Croácia é a equipa que parte na frente, com uma margem confortável de 3 pontos de avanço sobre a Polonia. Com 7 pontos em 4 jogos, contra apenas 4 pontos dos polacos que esta sexta-feira ainda vêm jogar a Portugal, bastara aos croatas vencer na Escócia para se apurar antes da última jornada.
Classificação do Grupo 1
- Portugal - 10 pontos (+4)
- Croácia - 7 pontos (+1)
- Polónia - 4 pontos (-2)
- Escócia - 1 ponto (-3)
5.ª jornada
- Escócia - Croácia I 15/11 - 19h45
- Portugal - Polónia I 15/11 - 19h45
6.ª jornada
- Polónia - Escócia I 18/11 - 19h45
- Croácia - Portugal I 18/11 - 19h45
Grupo 2: Itália e França prestes a deixar Bélgica para trás
Abordemos agora o Grupo 2, onde se encontra uma das grandes favoritas da prova, segundo o nosso prognóstico da Liga das Nações, a saber, a seleção da França! A finalista do último mundial, no entanto, é a segunda classificada, com menos um ponto que a Itália. Ambas têm, no entanto, uma grande margem de avanço relativamente às seleções de Bélgica e Israel.
Antes dos dois últimos encontros, italianos e franceses têm tudo para seguir em frente! Estas duas grandes nações europeias contam respetivamente com 6 e 5 pontos de avanço sobre os belgas, que estão muito perto de despedir-se da competição. O ponto positivo para a Bélgica é ter quase garantida a permanência na Liga A, totalizando 4 pontos e uma vez que Israel ainda não somou qualquer ponto.
Assim sendo, o grande interesse destas derradeiras jornadas será mesmo a corrida à primeira posição. A Itália tem 10 pontos, mas enfrenta ainda os dois principais do grupo: Bélgica e França. Por sua vez, os gauleses, com 9 pontos, enfrentarão Israel e, portanto, a Itália na última partida.
Classificação do Grupo 2
- Itália - 10 pontos (+6)
- França - 9 pontos (+4)
- Bélgica - 4 pontos (-1)
- Israel - 0 pontos (-10)
5.ª jornada
- França - Israel I 14/11 - 20h45
- Bélgica - Itália I 14/11 - 20h45
6.ª jornada
- Itália - França I 17/11 - 19h45
- Israel - Bélgica I 17/11 - 19h45
Grupo 3: Nationalmannshaft sem rivais
No terceiro grupo da Liga das Nações A, encontramos duas seleções que pareciam prometidas a disputar a liderança, sendo que os dois primeiros postos pareciam reservados. Contudo, esta não passa de uma meia verdade. Com 10 pontos, apenas a Alemanha confirma tais expectativas, uma vez os Países-Baixos partilham os mesmos 5 pontos da Hungria…
E justamente, a próxima jornada poderá decidir o segundo posto, uma vez que neerlandeses e magiares se enfrentam! Fora da corrida parece esta a seleção da Bósnia-Herzegovina, que com 1 pontos em 4 partidas dificilmente conseguira reentrar na corrida.
Em caso de empate entre Países Baixos e Hungria, tal como aconteceu na primeira mão (1-1), a Holanda partiria para a última jornada com melhores perspetivas, enfrentando os bósnios, enquanto os magiares recebem o líder alemão…
Classificação do Grupo 3
- Alemanha - 10 pontos (+7)
- Holanda - 5 pontos (+2)
- Hungria - 5 pontos (-3)
- Bósnia - 1 ponto (-6)
5.ª jornada
- Holanda - Hungria I 16/11 - 19h45
- Alemanha - Bósnia I 16/11 - 19h45
6.ª jornada
- Hungria - Alemanha I 19/11 - 19h45
- Bósnia - Holanda I 19/11 - 19h45
Grupo 4: Quem para acompanhar a Espanha?
Por fim, chegamos ao último grupo a compor esta Liga das Nações A, composto pela Espanha, pela Dinamarca, a Sérvia e pela Suíça. Um grupo bastante homogéneo, à partida, mas que contava com o claro favoritismo do atual campeão europeu espanhol, que já totaliza 10 pontos.
O segundo posto poderia ser reivindicado por qualquer uma das 3 equipas, apesar de Suiça e Dinamarca terem ligeira vantagem relativamente aos sérvios. No entanto, após um excelente Campeonato da Europa, os helvéticos não conseguiram confirmar o bom momento, perdendo 3 dos 4 encontros nesta competição… Quem agradeceu foi a Dinamarca, segunda com 7 pontos.
A Sérvia, com 4 pontos, ainda mantém esperanças, e enfrentam a Dinamarca na última jornada. Antes, terão que afirmar-se na casa de uma Suíça com orgulho ferido. Por sua vez, a Dinamarca defronta a Espanha na próxima jornada e pode ver as contas bastante apertadas à partida para o último jogo do grupo com os sérvios!
Classificação do Grupo 4
- Espanha - 10 pontos (+7)
- Dinamarca - 7 pontos (+3)
- Sérvia - 4 pontos (-3)
- Suíça - 1 ponto (-7)
5.ª jornada
- Dinamarca - Espanha I 15/11 - 19h45
- Suíça - Sérvia I 15/11 - 19h45
6.ª jornada
- Sérvia - Dinamarca I 18/11 - 19h45
- Espanha - Suíça I 18/11 - 19h45