NBA: Os jogadores que se podem destacar este ano e candidatar-se ao título de MVP
por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira
Luka Doncic, o grande favorito
Ao iniciar a sua 7.ª temporada na NBA, Luka Doncic continua a impressionar e parece simplesmente imparável. No ano passado, foi considerado por muitos como o melhor jogador da liga. De facto, apresentou estatísticas incríveis: 33,9 pontos, 9,8 assistências e 9,2 ressaltos de média na temporada 2023/24. Isso valeu-lhe a nomeação para o melhor cinco da NBA pela 5.ª época consecutiva.
Contudo, apesar desses números dignos de um MVP, terminou apenas em 3.º lugar nesta corrida. A razão? O desempenho coletivo dos Mavericks, que não conseguiu melhor que um 5.º lugar na Conferência Oeste. Na corrida ao MVP, as performances individuais não são suficientes; a classificação da equipa também é determinante. Este é um obstáculo constante para Doncic desde que chegou à NBA, uma vez que, em 6 épocas, Dallas nunca foi além do 4.º lugar no Oeste. Um dado frustrante para um jogador deste calibre.
Luka Doncic só terminou em 3º lugar na corrida ao título de MVP da temporada passada, apesar de estatísticas incríveis
Ainda assim, há esperança em Dallas. Na temporada passada, apesar do 5.º lugar na época regular, o duo Irving/Doncic conseguiu levar os Mavericks até às Finais da NBA. Este verão, a equipa texana conseguiu manter o essencial do seu plantel e fez uma grande aquisição no mercado, ao contratar Klay Thompson, quatro vezes campeão da NBA com os Warriors e um dos melhores lançadores da história.
Com este reforço, os Mavs figuram agora entre os grandes favoritos ao título. Se a equipa de Jason Kidd conseguir alcançar o top 3 da Conferência Oeste, com um Luka Doncic sempre dominante, será difícil imaginar que o troféu de MVP escape ao mágico esloveno!
Uma oportunidade histórica para Nikola Jokic
Tal como todos os anos desde o início dos anos 2020, Nikola Jokic, o atual detentor do título, será um dos principais candidatos na corrida ao troféu de MVP. Habituado a esta prestigiada distinção, o poste dos Nuggets já foi eleito MVP três vezes nas últimas quatro temporadas. Se conseguir conquistar um 4.º título, o sérvio entrará ainda mais na história da NBA.
Assim, tornar-se-ia o 6.º jogador a ganhar o troféu pelo menos quatro vezes, igualando LeBron James como o jogador no ativo mais laureado. Com 4 MVPs nas últimas 5 épocas, também igualaria o feito de LeBron entre as temporadas 2008/09 e 2012/13, consolidando o seu estatuto como o maior jogador da década de 2020.
A confirmação para Shai Gilgeous-Alexander?
Na época passada, Oklahoma City surpreendeu toda a liga ao destacar-se no topo da Conferência Oeste, contrariando todas as previsões da NBA. A verdade é que se esperava que a equipa estivesse a lutar pelo play-in. Este sucesso inesperado deveu-se em grande parte ao surgimento da sua superestrela, Shai Gilgeous-Alexander. O canadiano brilhou com uma média impressionante de 30,1 pontos por jogo, com 53,5% de eficácia no lançamento, sendo também um dos melhores defensores da liga na sua posição!
À sua volta, Mark Daigneault construiu um coletivo sólido, composto maioritariamente por jogadores muito jovens. Graças a essa dinâmica, o Thunder terminou em 1.º lugar da Conferência Oeste, empatado com os Nuggets. No entanto, foi Nikola Jokic a ser coroado MVP, relegando SGA para a 2.ª posição.
Esta temporada, o OKC é visto como um sério candidato no Oeste! E Shai Gilgeous-Alexander espera, naturalmente, confirmar a sua excelente campanha da época passada para se apoderar do título de MVP, depois de ter estado tão perto no ano anterior.
O regresso ao topo de Giannis Antetokounmpo?
Eleito MVP por duas vezes, em 2018/19 e 2019/20, Giannis Antetokounmpo continua a impressionar com exibições individuais excecionais. Na temporada passada, voltou a brilhar com médias de 30,4 pontos, 11,5 ressaltos e 6,5 assistências por jogo, com uma eficácia de 61,1% no lançamento! Mais uma campanha de altíssimo nível, que lhe permitiu ser nomeado para o melhor cinco da NBA pela 6.ª época consecutiva.
Este ano, o grego será novamente um sério candidato a conquistar um 3.º título de MVP. Ainda mais, porque, coletivamente, os Bucks estão habituados a dominar a época regular. Desde a temporada 2017/18 que Milwaukee não termina fora do Top 3 da Conferência Este.
Joel Embiid vai abdicar da luta?
Eleito MVP em 2022/23, Joel Embiid não conseguiu manter o título no ano passado. Devido a uma lesão no joelho, esteve afastado dos courts durante um longo período, jogando apenas 39 jogos na época regular. A verdade é que os problemas físicos têm sido o grande calcanhar de Aquiles da carreira de Embiid. Segundo as suas declarações, o camaronês irá provavelmente gerir o seu esforço durante a época regular para chegar aos playoffs sem lesões e em plena forma física.
A contratação de Paul George neste verão também oferece à equipa a oportunidade de poupar mais vezes a sua estrela, permitindo-lhe descansar mais. Contudo, isso pode comprometer as suas hipóteses de conquistar um 2.º título de MVP, já que pode não atingir o mínimo de 65 jogos necessários para ser elegível para o prémio.