Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Euroliga: incidências relevantes a 4 jornadas do fim da fase regular

por Armando | por Armando

image Euroliga: incidências relevantes a 4 jornadas do fim da fase regular
A quatro jornadas do fim, a fase regular da Euroliga ainda não tem um veredicto para algumas equipas. Muitas perguntas continuam sem resposta na elite do basquetebol europeu. Conheça algumas destas incidências.

Reta final da Euroliga: grandes candidatos

O sprint final está em andamento! A Euroliga, a principal competição de basquetebol da Europa, vai ter certamente um final de época emocionante, tendo em conta o que está em jogo na tabela geral.

Entre as equipas que querem garantir uma vaga no “play-off” e as que querem atingir o top 10, que dará acesso ao “play-in”, as próximas semanas prometem ser magníficas. Muitas formações de enorme qualidade estão na corrida à pós-temporada.

Olympiakos e Fenerbahce estão no topo das candidatas

Sejamos realistas, todos os jogos no final da temporada serão importantes para todos os emblemas, o que fará com que as quotas euroliga tenham de ser bem analisadas.

Aproximam-se as últimas quatro jornadas da fase regular da Euroliga e há duas equipas que se destacam: Olympiakos e Fenerbahce.

Com registo de 22 vitórias e 8 derrotas, o Olympiakos quer confirmar o estatuto de favorito ao título, desejando alcançar quatro vitórias consecutivas perante o quarteto Lyon - Mónaco - Alba Berlim - Maccabi Tel Aviv. Evan Fournier e os seus companheiros sabem que serão o alvo a abater nesta fase da temporada. Naturalmente, eles serão os favoritos em cada partida.

Para o Fenerbahçe, a situação é um pouco diferente. A vantagem de jogar em casa é o objetivo do conjunto turco, que está sob pressão do Panathinaikos e do Mónaco.

O menor deslize nesta reta final pode ser fatal para as esperanças dos Canários Amarelos. O apuramento, no entanto, é um dado adquirido.

Uma corrida louca para os play-offs e a vantagem de jogar em casa

'Nadi Hifi - Apostas Basquetebol Euroleague'

Os play-offs são o principal objetivo de 14 equipas antes da fase a eliminar.

Em abril, é natural que haja desilusões, o que acontece todos os anos. As formações que batalham por se qualificarem diretamente nas 6 primeiras posições têm outro objetivo: terminar entre os quatro primeiros. Isto dá-lhes a vantagem de jogar em casa no início da primeira ronda dos pay-offs.

Atualmente nos 3º e 4º lugares, o Panathinaikos (19-11) e o Mónaco (18-12) não têm a garantia de manter os seus postos.

Há oito equipas com possibilidades de subirem na tabela: Partizan Belgrado, Olimpia Milano, Real Madrid, Anadolu Efes, Bayern de Munique, Paris Basket, Estrela Vermelha de Belgrado e Barcelona. Naturalmente, há uma série de cenários possíveis...

No entanto, não são apenas os quatro primeiros lugares que são interessantes.

As posições 5 e 6 também dão apuramento direto rumo aos quartos de final dos play-offs, só que os primeiros jogos serão fora de casa. Ainda assim, estes lugares permitem evitar a passagem ao play-in. Uma batalha de fim de época que não poupa ninguém!

O Play-in: última oportunidade para chegar aos play-offs da Euroliga

Muitas equipas não conseguirão chegar aos playoffs... É por isso que a Euroliga introduziu o sistema de play-in, uma ideia que já existe na NBA há vários anos. Uma excelente oportunidade para os clubes que ocupam os 7º, 8º, 9º e 10º lugares de chegarem à pós-temporada.

O sistema de play-in funciona da seguinte forma: o vencedor do confronto entre os 7º e 8º colocados, passa diretamente aos quartos de final dos play-offs. O vencido dessa partida joga diante da equipa que ganhou o confronto entre os 9º e 10º classificados. O vencedor deste último embate será o derradeiro apurado! Esta poderá ser a realidade de várias equipas.

No 5º lugar, o Barcelona tem o mesmo registo que o Bayern de Munique, atualmente no 8º posto antes do início da 31ª jornada. Os resultados de terça e quarta-feira à noite poderão alterar a tabela geral. Isto significa que uma série de derrotas pode também atirar, por exemplo, o Mónaco, 4º classificado, para o play-in!

O Paris Basket, 7º colocado, enfrentaria o Bayern de Munique, 8º colocado, se a temporada terminasse agora.

O trio Anadolu Efes, Real Madrid e Olimpia Milano, colocados respetivamente nas 9ª, 10ª e 11ª posições, também partilha o mesmo registo (16-14).

Mais de 50% de vitórias esta época poderá nem ser suficiente para alcançar a pós-temporada. A promessa de umas últimas semanas emocionantes é excelente!

Jogar pela honra

'Nando De Colo - ASVEL Euroleague'

Algumas equipas já não têm nada a ganhar, mas terão indiretamente um papel a desempenhar no sprint final.

Entre elas estão o ASVEL (Lyon), o Maccabi Tel Aviv, o Virtus Bologna e o Alba Berlim. Sem se conseguirem classificar para os play-offs, jogarão sem pressão, apenas com o desejo de rubricarem boas exibições.

Com duelos face a dois clubes entre os seis primeiros (Olympiakos e Mónaco) e duas outras formações que procuram qualificar-se para os play-offs (Kaunas e Baskonia), o Lyon, por exemplo, pode destruir o “sonho” de alguns emblemas que esperam desfrutar de um mês de abril emocionante.

É também o caso do Maccabi, que já venceu dez vezes esta época, incluindo vitórias notáveis sobre o Roca Team, o Fenerbahce e o Estrela Vermelha de Belgrado. 

O Virtus Bologna e o Alba Berlin poderão não incomodar. A sua época 2024-2025 foi dececionante, alcançando 7 e 5 vitórias. Se não houver grandes feitos, o balanço deverá manter-se negativo nas próximas semanas.

Como explicado acima, há muito em jogo no final da temporada. Várias equipas têm hipóteses de se qualificarem para os play-offs ou para o play-in.

Com uma boa dose de pressão em cada jogo, é natural que haja alterações na tabela durante os próximos dias... Mais uma vez, a Euroliga vai entusiasmar os amantes do basquetebol no final de março/início de abril!