Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Aston Villa vs PSG: as memórias das "remontadas" ainda dão esperanças aos Villans

por Armando | por Claudio Ferreira

image Aston Villa vs PSG: as memórias das "remontadas" ainda dão esperanças aos Villans
Esta terça-feira à noite (20h GMT+1), o Villa Park, em solo inglês, acolhe mais um encontro espetacular da Liga dos Campeões! Depois de um triunfo por 3-1 dos parisienses na primeira mão realizada em Paris, Aston Villa e PSG decidem a eliminatória esta noite e buscarão seguir em frente na prova. Este embate da segunda mão dos quartos de final promete!

Paris Saint-Germain bem encaminhado

O PSG vive uma fase absolutamente fantástica, tendo-se sagrado campeão francês sem sobressaltos, virando agora o "chip" para esta competição. A orelhuda já esteve perto das mãos dos Rouge et Bleu em várias ocasiões, mas tal acontecimento nunca se verificou. A vantagem de 2 golos da primeira mão permite aos Parisienses abordarem este segundo jogo com confiança, desejando voltar a encantar a Europa, tal como tem sucedido na presente temporada.

A formação na qual brilham Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos (mais a espaços) tem pernas para andar, mas do lado oposto estará um Aston Villa cheio de talento e motivado. Contudo, face ao período de rendimento do adversário, os Villans têm uma missão muito complicada pela frente. Caso queira apostar no apuramento de uma destas equipas rumo à meia-final, na Betano encontra odds de 1,06 para o PSG e de 5,60 para o Aston Villa, o que realça bem o poder parisiense.

O principal obstáculo do PSG pode ser o próprio PSG

Não foi uma nem duas... O PSG já viu escapar várias eliminatória da Liga dos Campeões depois de vencer - por vezes confortavelmente - a primeira mão em diversas ocasiões. Um fantasma que que paira sob as cabeças dos adeptos da capital francesa. Foi curiosamente com Unai Emery no comando dos Rouge et Bleu, na época de 2016-2017, que o Barcelona vitimou o PSG com a famosa Remontada de 6 a 1 na Catalunha, após perder por 4-0 no Parque dos Príncipes!

E se avançarmos para a temporada de 2018-2019, deparamo-nos com mais uma reviravolta, desta feita aos pés de um Manchester United com vários jogadores sem provas dadas, que tinha perdido 0-2 em Old Trafford, conseguindo virar a eliminatória  com estrondo em Paris! Uma nova humilhação por 1-3 quando os golos fora de portas ainda proporcionavam uma vantagem a quem os marcasse.

O PSG ficou marcado como a vítima favorita das remontadas na Liga dos Campeões

Já em 2022 (quem não se lembra?), o carrasco do PSG, que tinha ganho 1-0 em Paris, foi o Real Madrid e mais precisamente, Karim Benzema. Após a hora de jogo, o avançado gaulês inventou um hattrick em 17 minutos que derrubou por completo a confiança dos parisienses! Esta pôde não ser tão humilhante, mas de certo modo caiu do céu, quando o PSG parecia ter a eliminatória sob controlo, frente a um Real Madrid que pouco fez para virar o resultado até então.

E se o PSG tivesse finalmente quebrado o enguiço esta época? Os parisienses chegaram aos quartos de final ao aplicar uma reviravolta ao Liverpool nos oitavos de final, ao serem derrotados em casa por 0-1 e ao vencer pelo mesmo resultado em Anfield levando a melhor nas grandes penalidades... De qualquer modo, as casas de apostas acreditam que sim, já que a odd da vitória do PSG neste jogo é de 2,08 na Betclic. Já o triunfo dos Villans está avaliado em 3,17, enquanto o empate vale 3,78. Nós também temos a nossa ideia sob a questão, como pode ver no nosso prognóstico Aston Villa - PSG. Veja a nossa perspetiva.

Dembélé para provar que o PSG tem outra mentalidade

A questão do fracasso do Paris Saint-Germain prende-se com a sua mentalidade, marcada e abalada pelas sucessivas remontadas. Talvez a chegada de um treinador com a forte personalidade de Luis Enrique possa ter ajudado. Depois do primeiro jogo com o Liverpool, pensou-se que esta equipa seria igual a si mesma. No entanto, conseguiu virar finalmente uma eliminatória difícil contrariando algumas previsões da Liga dos Campeões.

Uma evolução da mentalidade que já se adivinhava na fase de liga, quando o PSG precisava vencer um adversário robusto e que também partilhava da mesma urgência na prova: superiorizou-se nitidamente ao Manchester City de Pep Guardiola! Numa das últimas jornadas, quando ambas as equipas tinham as suas contas complicadas, o PSG começou novamente a deixar no ar a ideia de ser uma equipa que falhava nos momentos decisivos. Entrou no jogo a mandar, mas encaixou os dois primeiros no começo da segunda parte, o que não deixava adivinhar nada de positivo! Até que Dembélé aparecesse!

Dembélé já leva 35 golos esta temporada, para todas as provas

O internacional francês iniciava uma reviravolta épica com o PSG a vencer nitidamente, o City por 4 a 2. Aconteceu em janeiro de 2025 e foi nesse preciso momento que também se notou uma grande evolução no extremo/avançado parisiense. É hoje considerado um dos melhores do mundo e o PSG esta a um passo de confirmar que também tem uma mentalidade renovada, letal e vencedora!

De facto, Ousmane Dembélé é um atleta com uma carreira bipolar, ele que era apontado como grande esperança e que depois se dizia que nunca chegaria aos patamares que conseguiu alcançar no ano civil de 2025, mais precisamente. Ele pretende liderar a equipa no Villa Park e provar que o PSG deixou de ser o rei (maldito) das reviravoltas na Liga dos Campeões. Quem melhor que Dembelé, que anda de pontaria afinada, para indicar o caminho da meia-final aos Rouge et Bleu? Depois de ficar em branco na primeira mão, o extremo do PSG vai querer deixar a sua marcar no Villa Park. Dembélé para marcar está avaliado em 2,30 na Placard.pt.