Pleno de vitórias lusas no apuramento para o Euro 2024
por François Boulogne | por Claudio Ferreira
Apuramento para o Euro 2024: A situação de Portugal
Nas duas últimas rondas, disputadas nos dias 17 e 20 de junho, a turma agora comandada por Roberto Martínez superou mais dois obstáculos, um pouco mais difíceis, vencendo Bósnia e Islândia por 3-0 e 0-1, depois de ganhar face ao Liechtenstein e ao Luxemburgo por 4-0 e 0-6 nas jornadas inaugurais. Avancemos com uma breve crónica de cada um destes dois mais recentes embates, para além de lançarmos alguns prognósticos relativamente aos duelos que a Seleção das Quinas ainda tem pela frente neste grupo J rumo à maior competição de seleções da UEFA.
A Betano oferece um bónus aqui
Portugal - Bósnia
Num Estádio da Luz habituado a receber confrontos de alta importância, Portugal nem entrou da melhor forma diante dos bósnios, mas acabou por impor a lei do mais forte quando à passagem do minuto 44 Bruno Fernandes, que rubricou uma excelente exibição, assistiu Bernardo Silva, atleta responsável por desbloquear o marcador depois de uma oportuna desmarcação.
A Seleção das Quinas foi a ganhar 1-0 para os balneários e no segundo tempo dois belos golos de Bruno Fernandes, assinados nos minutos 77 e 93, deram cor a uma partida em que a novidade foi Cristiano Ronaldo não ter feito o gosto ao pé, apesar de levar constantemente os seus colegas a superarem-se, incentivando-os durante 90 minutos.
No capítulo da estatística deste desafio, destaque para 62% de posse de bola conquistada pelos jogadores lusos, assim como para 10 chances de golo iminente contra somente 6 da Bósnia. Também no que toca aos cantos obtidos, os portugueses averbaram 5 e a oponente 1, para além de completarem 600 passes, ao passo que a adversária registou apenas 327. Justiça no marcador!
Islândia - Portugal
Abordemos agora o encontro da 4ª jornada, realizado em Reiquejavique. Os Islandeses foram sem sombra de dúvidas um osso duro de roer para a seleção nacional, que teve de esperar, novamente, que o seu capitão resolvesse este compromisso, assistido por Gonçalo Inácio na sequência de um esquema tático, num dia em que CR7 entrava para o Guiness, dado cumprir 200 internacionalizações.
Cristiano Ronaldo voltou a evidenciar todo o seu talento, demonstrando que está aí para as curvas, ao rubricar ao cair do pano o golo do triunfo português. O técnico da Seleção Nacional referiu, e bem, que o mais importante foi o resultado, numa exibição algo desinspirada do conjunto luso, que em detrimento de “jogar bonito”, o fez de maneira trabalhadora.
Ao consultarmos a estatística deste duelo podemos observar que Portugal obteve 66% de posse de bola e 11 cantos conquistados contra 3, deixando antever um futuro risonho e vencedor pela turma das Quinas num grupo J liderado por si com 12 pontos, seguida da Eslováquia com 10, do Luxemburgo com 7, enquanto Bósnia, Islândia e Liechtenstein averbaram somente 3, 3 e 0 pontos.
Jornadas 5, 6 e 7: decisões no horizonte
Agora que lidera este grupo com 4 vitórias em 4 encontros, tendo faturado 14 golos e encaixado 0, a seleção de Portugal terá nas próximas rondas confrontos de enorme relevância, podendo mesmo ser totalmente decisivos no que toca à sua presença em solo germânico em 2024. Motivada e confiante, a equipa das Quinas voltará a atuar nos dias 8 e 11 de setembro, bem como no dia 13 de outubro.
E as adversárias desses jogos são nada mais nada menos do que as formações que ocupam os 2º e 3º lugares da classificação. Primeiro os atletas lusos deslocam-se à Eslováquia, recebendo depois os Luxemburgueses e os Eslovacos para tentarem assegurar matematicamente o apuramento para a competição averbada por Portugal em 2016 na França, com aquele mágico golo de Éder.
Caso os resultados destas rondas 5, 6 e 7 vão de encontro às pretensões de Roberto Martínez e seus pupilos, algo que pode acontecer de forma natural, poderemos estar mesmo a falar de umas últimas 3 jornadas para cumprir calendário por parte da Seleção Nacional, que sem qualquer incerteza, é a grande candidata a finalizar no 1º lugar deste grupo!
Na batalha pelo segundo posto da tabela, quando se esperava que a Bósnia conseguisse entrar nessa discussão, o cenário não é de todo o melhor para a formação dos Balcãs, e neste período parece ser a Eslováquia a estar na mó de cima. Ainda assim, muita atenção ao Luxemburgo, que perdeu apenas aos pés dos portugueses, tendo vencido na Bósnia e empatado na Eslováquia sem encaixar golos, melhorando muito num passado recente, desejando fazer história.
Para acompanhar as previsões dos nossos expertos sobre a qualificação de Portugal na competição mais importante da Europa, visite a nossa página de prognósticos e dicas sobre o Euro 2024.
Odds para o vencedor do grupo J
- Portugal - odd de 1,03
- Eslováquia - odd de 5,80
- Bósnia - odd de 30,00
- Islândia - odd de 55,00
- Luxemburgo - odd de 150,00
- Liechtenstein - odd de 900,00
Estas odds foram retiradas da Betano na altura da execução desta rúbrica.