Os grandes campeonatos Europeus na nossa análise
por Constance Rigot | por Constance Rigot
A nossa análise sobre os grandes campeonatos de Europa
Porque vai funcionar?
- Barcelona-Getafe
O Barcelona tem sido uma máquina de fazer golos, com o seu trio de ataque - Messi, Luis Suárez e Neymar - numa forma verdadeiramente demolidora. A equipa culé lidera o campeonato espanhol com oito pontos de vantagem sobre o Atlético de Madrid, caminhando assim a passos largos para a conquista do título, e nesta ronda 29 recebe o Getafe, na luta pela permanência, antes de disputar com o Arsenal o segundo encontro dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os blaugrana, que marcaram 20 golos nos seus últimos cinco compromissos em casa, irão querer resolver o desafio logo na primeira parte e por isso acreditamos que estarão em vantagem quando chegar o intervalo, como aconteceu em quatro das últimas cinco visitas do conjunto que viaja dos arredores de Madrid.
- Dortmund-Mainz
O Dortmund vive um excelente momento e acaba de travar o poderoso Bayern, o que lhe permitiu reduzir para cinco pontos a diferença para o líder. A Bundesliga recebeu assim um pouco de animação, pelo que só a vitória interessa ao Borussia nesta recepção ao Mainz. A equipa de Tuchel, que reencontra o seu ex-clube, possui o melhor ataque da competição, ex-aequo com o Bayern, e sete dos seus últimos dez encontros no Signal Iduna Park tiveram mais de 1,5 golos. Atendendo a que o Mainz é uma equipa interessante e que quatro dos seus anteriores cinco compromissos também registaram pelo menos dois golos, prevemos que este duelo terá mais de 1,5 golos, algo que se verificou em oito dos últimos dez confrontos entre os dois emblemas, no total das competições.
- Troyes-PSG
O Paris Saint-Germain vem de mais uma demonstração da sua capacidade - e também da sua ambição - ao eliminar o Chelsea nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, confirmando o apuramento com uma vitória em Londres. No campeonato, o emblema da capital francesa não tem dado qualquer hipótese à concorrência e lidera a Ligue 1 com mais 23 (!) pontos do que o segundo colocado, o Mónaco. O PSG desloca-se nesta jornada ao reduto do lanterna-vermelha, o Troyes, e até poderá festejar já a conquista do título, se vencer esta partida e se o Mónaco tropeçar na recepção ao Reims. Como visitante, o conjunto comandado por Laurent Blanc ganhou nove dos seus últimos dez jogos e não imaginamos outro cenário que não seja o de um triunfo parisiense em Troyes.
- Fiorentina-Verona
Na corrida por uma vaga na Liga dos Campeões, a Fiorentina, do português Paulo Sousa, recebe o último classificado da Serie A, o Verona. Os viola são naturalmente favoritos, até porque têm conseguido bons resultados no Artemio Franchi, colocando em prática o futebol ofensivo e atractivo que distingue o técnico luso. O Verona, que apresenta a terceira pior defesa da competição, está a nove pontos da salvação e terá de arriscar para conseguir pelo menos um ponto, o que nos leva a crer que esta partida terá oportunidades de golos para ambos os lados. Assim, prevemos um jogo com pelo menos 1,5 golos, como aconteceu em quatro dos últimos cinco embates entre os dois conjuntos e também em nove dos últimos dez jogos dos viola e em oito dos últimos dez do Verona.