O nosso glossário sobre apostas desportivas
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Quota
A noção de quota
Em inglês "odds", a quota permite-lhe calcular o proveito associado com uma aposta. Ela representa o contrário da probabilidade de ocorrência de um resultado. Quanto mais baixa for a quota, maior é a probabilidade de ocorrer o resultado :
Quota = 1 / Probabilidade
Os vários tipos de quotas
Lucro = Montante apostado* (Quota-1)
Lucro = Montante apostado* Quota
Lucro = Montante apostado * 100 / (- quota ) para as quotas negativas
Lucro = Montante apostado * 100 / quota para as quotas positivas
Tipo de apostas desportivas
- Handicap clássico : Sistema que permite nivelar confrontações desequilibradas retirando pontos ou golos ao favorito. Apostas com handicap podem ser propostas em todos os desportos mas são sobretudo frequentes no rugby e nos desportos americanos.
Para saber mais - Handicap asiático : Tipo de handicap com um funcionamento semelhante ao do Handicap clássico mas com regras especificas. Por exemplo não é possível apostar num empate.
Para saber mais
- Aposta a longo prazo ("Long term bet" ou "Outright") : Aposte num acontecimento a longo prazo.
Por exemplo : Quem ganhará a Liga dos Campeões ?
- Aposta ao vivo ("Live bet") : Aposte num acontecimento a decorrer. As quotas variam fortemente em função da evolução do resultado.
- Aposta especial ("special bet") : Aposta que não tem ligação a um resultado de um acontecimento desportivo. As casas de apostas propõem várias apostas especiais e demonstram bastante imaginação. Tenha cuidado pois é sobretudo neste tipo de aposta que elas apresentam uma margem elevada.
Por exemplo : Quem será o próximo treinador do Manchester United ?
- Aposta simples : Uma aposta num só evento com apenas um prognóstico. No caso de bom prognóstico, o montante apostado é devolvido em conjunto com o lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = Montante apostado* (Quota-1)
No caso de perda da aposta, a casa de apostas fica com o montante apostado.
- Aposta múltipla : Uma aposta que contêm vários prognósticos. Todos os prognósticos devem estar correctos para ganhar a aposta. O lucro é determinado pela combinação das diferentes quotas.
Existem numerosas combinações possíveis :
Dupla : dois prognósticos. Se os dois prognósticos estiverem correctos, a aposta é ganha. O montante apostado é devolvido em conjunto com o lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = Montante apostado* (( quota jogo 1*quota jogo 2) -1)
Exemplo Aposta múltipla - dupla
Jogo 1 : Arsenal - Real Madrid, prognóstico : Arsenal com uma quota 2
Jogo 2 : FC Porto - AC Milão, prognóstico : Empate com quota 3.30
O montante da aposta é 100 euros. A aposta é vencedora se o Arsenal ganha e se o FC Porto e o AC Milão empatam. Neste caso, o lucro é de 560 euros :
Lucro = 100 * ((2 * 3.3) - 1) = 560 euros
Se um dos prognósticos não se realizar, o montante apostado é perdido.
Tripla : três prognósticos. Se os três prognósticos estiverem correctos, a aposta é ganha. Neste caso o montante apostado é devolvido em conjunto com o lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = Montante apostado* (( quota jogo 1*quota jogo 2*quota jogo 3) -1)
O princípio das apostas múltiplas é o mesmo para as combinações maiores podendo ir até 10 prognósticos simultâneos nas casas de apostas. Falamos então de acumuladores de X entradas (o X corresponde ao número de prognósticos).
- Aposta múltipla combinada : Envolve vários prognósticos em vários eventos. Contrariamente a uma aposta múltipla clássica, a aposta é ganha logo que ocorra uma parte dos prognósticos.
Existem numerosas combinações combinadas possíveis : Clique naquela que lhe interessa para saber mais :
Trixie
Exempo Aposta múltipla combinada - Trixie
- Jogo 1 : FC Chelsea - Inter Milão
Prognóstico : FC Chelsea com uma quota 2
- Jogo 2 : AC Milão - FC Barcelona
Prognóstico : Empate com uma quota 3.3
- Jogo 3 : Leeds Utd - Bayern Munique
Prognóstico : Leeds Utd com uma quota de 2.2
O montante da aposta é de 100 euros : 25 euros por aposta (existem 4 combinações)
Caso 1 : Nenhum ou apenas um dos prognósticos está certo. Perde o total do montante apostado.
Caso 2 : 2 prognósticos estão certos : FC Chelsea vence o Inter Milão e Leeds Utd vence o Bayern Munique. Uma combinação dupla é portanto vencedora. Uma parte do total apostado é reembolsada junto ao lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = total apostado* 4 ((quota jogo 1*quota jogo 3) -1) - (total apostado/4 * 3)
Lucro = 25 * ((2 * 2.2) - 1) -75 = 10 euros
Caso 3 : Os 3 prognósticos estão certos. As três combinações duplas são nesse caso vencedoras assim como a combinação tripla. O total apostado é reembolsado junto ao lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = total apostado/ 4* ((quota jogo 1* quota jogo 2* quota jogo 3) -1) + total apostado / 4* ((quota jogo 1*quota jogo 2) - 1)
+ total apostado / 4 * ((quota jogo 1*quota jogo 3) -1)
+ total apostado / 4 * ((quota jogo 2*quota jogo 3) -1)
Lucro = 25 * 13.52 + 25 * 5.6 + 25 * 3.4 + 25 * 6.26 = 719.5 euros
Patent
Exemplo Aposta múltipla combinada - Patent
- Jogo 1 : Valência - Real Madrid
Prognóstico : Valência com uma quota 2
- Jogo 2 : AC Milão - FC Barcelona
Prognóstico : Empate com quota 3.30
- Jogo 3 : FC Porto - Bayern Munique
Prognóstico : FC Porto com uma quota 2.2
O montante da aposta é de 70 euros : 10 euros por aposta (existem 4 combinações e 3 simples)
Caso 1 : Nenhum dos prognósticos está certo. Perde o total do montante apostado.
Caso 2 : Apenas um dos prognósticos está certo : o Valência vence o Real Madrid. Uma aposta simples é assim vencedora. Uma parte do total apostado é reembolsada (10 euros) junto ao lucro do prognóstico vencedor (10 euros). No total, a patent implica uma perda determinada pela seguinte fórmula :
Perda = total apostado /7 *( (quota jogo 1) -1 ) - (total apostado/7 * 6)
Perda = 10 * (2 - 1) - 60 = 10 - 60 = -50 euros
Caso 3 : 2 prognósticos estão certos : o Valência vence o Real Madrid e o FC Porto vence o Bayern Munique. Uma combinação dupla e duas apostas simples são portanto vencedoras. Uma parte do total apostado é reembolsada junto ao lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = total apostado / 7 * ((quota jogo 1*quota jogo 3) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 1) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 3) -1)
- (total apostado / 7 * 4)
Lucro = 10 * ((2 * 2.2) - 1) + 10 * (2 - 1) + 10 * (2.2 - 1) - 40 = 16 euros
Caso 4 : Os 3 prognósticos estão certos. A combinação tripla, as três combinações duplas e as quatro simples são vencedoras. O total apostado é reembolsado junto ao lucro determinado pela seguinte fórmula :
Lucro = total apostado / 7 * ((quota jogo 1 * quota jogo 2 * quota jogo 3) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 1*quota jogo 2) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 1*quota jogo 3) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 2*quota jogo 3) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 1) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 2) -1)
+ total apostado / 7 * ((quota jogo 3) -1)
Lucro = 10 * 13.5 + 10 * 5.6 + 10 * 3.4 + 10 * 6.3 + 10 * 1 + 10 * 2.3 + 10 * 1.2 = 332.8 euros
Outras combinações
Exemplo Apostas múltiplas complexas - Outras combinações
Yankee
Combinação de um acumulador de 4 partes, de quatro triplas e seis duplas, logo 11 apostas no total.
Flag
Combinação de um acumulador de 4 partes, de quatro triplas, de seis duplas e de quatro simples, logo 15 apostas no total.
Super Yankee ou Canadian
Combinação de um acumulador de 5 partes, de cinco acumuladores 4 partes, de dez triplas e dez duplas, logo 26 apostas no total.
Heinz
Combinação de um acumulador de 6 partes, de seis acumuladores 5 partes, de quinze acumuladores de 4 partes, de vinte triplas e quinze duplas, logo 57 apostas no total.
Super Heinz
Combinação de um acumulador de 7 partes, de sete acumuladores 6 partes, de vinte e um acumuladores de 5 partes, de trinta e cinco acumuladores de 4 partes, de trinta e cinco triplas e vinte e uma duplas, logo 120 apostas no total.
Goliath
Combinação de um acumulador de 8 partes, de oito acumuladores 7 partes, de vinte e oito acumuladores de 6 partes, de cinquenta e seis acumuladores de 5 partes, de setenta acumuladores de 4 partes, de cinquenta e seis triplas e vinte e oito duplas, portanto 247 apostas no total.
Sites de apostas desportivas
- Bookmaker (casa ou agente de apostas) : Um bookmaker é uma sociedade cuja actividade é propor apostas, principalmente em eventos desportivos.
- Betting Exchange (Intercâmbio de apostas) : Um Intercâmbio de apostas é um site no qual os apostadores trocam apostas de forma anónima. O Intercâmbio de apostas intervém apenas tomando uma comissão dos ganhos dos apostadores. Esta comissão está na ordem dos 2 a 5%.
Para saber mais
- Spread Betting : Casas de apostas especializadas em apostas levando a um número total de ações num encontro desportivo. O apostador prognóstica que este total estará situado abaixo ou acima de um certo nível.
Para saber mais
Apostas no futebol
- Golos pares/impares ("Goal odds"/ "even") : Aposte em que o total de golos é número par ou impar num jogo de futebol.
- Dupla possibilidade : Uma só aposta mas dois prognósticos no mesmo evento. Por exemplo : aposte numa vitória em casa ou empate num encontro de futebol. A aposta é ganha em caso de vitória em casa ou empate.
- Intervalo (Halftime) : Aposte no resultado do jogo ao intervalo.
- Intervalo / Resultado final (Halftime/Fulltime): Aposte o resultado de um encontro ao intervalo e no final do jogo. A aposta só é ganha se ambos os prognósticos estiverem correctos.
Por exemplo : Jogo de futebol entre Benfica e Belenenses
As apostas podem ser feitas da seguinte forma :
1/1 (O Benfica ganha ao intervalo e ganha o jogo)
N/1 (Empate ao intervalo e vitória final do Benfica)
N/N (Empate ao intervalo e no final do jogo)
2/1 (O Belenenses ganha ao intervalo e o Benfica ganha o jogo)
- Maior/Menor (Over/Under) : Apostas sobre o total dos golos num jogo de futebol. Apostar "Over" significa apostar em mais do que um certo número de golos e apostar "Under" significa apostar em menos de um certo número de golos.
Por exemplo : em futebol propõe-se over/under 2.5 golos. Uma aposta under é vencedora se forem marcados dois golos no máximo e perdedora se 3 golos ou mais forem marcados durante o encontro.
As over/under são também propostas noutros desportos como por exemplo no basquetebol.
- Próximo golo (Next goal) : Aposte na equipa que vai marcar o próximo golo. É também possível apostar em "no goal" (não haverá mais golos marcados).
- Resultado exacto (Correct Score) : Aposte sobre o resultado final exacto de um encontro.
Outros termos
- Back : Compra de uma aposta no Intercâmbio de apostas.
- Lay : Venda de uma aposta no Intercâmbio de apostas.
- Margem : A margem da casa de apostas corresponde à remuneração que ela recebe num evento para o qual propõe uma aposta. Esta remuneração exprime-se numa percentagem do montante apostado e situa-se normalmente entre os 9 e 15%.
Calcula-se com a seguinte fórmula :
Margem = (1/Quota 1 + 1/Quota 2 +... + 1/Quota n) - 1
Exemplo : Cálculo de margem da casa de apostas : Jogo de Futebol Benfica - Boavista
As quotas são as seguintes :
Benfica | Empate | Boavista |
---|---|---|
1.9 | 3.5 | 3.2 |
Margem = (1 / quota Benfica) + (1 / quota empate) + (1 / quota Boavista) - 1
Margem = (1/1.9 + 1/3.5 + 1/3.2) - 1 = 0.1245 logo 12.45 %
A remuneração da casa de apostas neste jogo de futebol é portanto 12.45% do total apostado pelos apostadores.
- Stake : Montante apostado.
- Probabilidade : A percentagem que representa as possibilidades de um participante vencer numa competição.
- Underdog : Um jogador ou uma equipa que tem poucas probabilidades de ganhar um encontro ou numa competição desportiva. A sua quota é elevada.